A Vale será uma das primeiras mineradoras do mundo a testar megacaminhões movidos a bateria.
A empresa vai avaliar dois veículos da chinesa XCMG Mining Machinery, um em Águas Limpas (MG) e outro em Sorowako (Indonésia).
Cada um dos caminhões pesa 72 toneladas e é equipado com baterias que armazenam 525 Kw de energia, mais de cinco vezes a capacidade de um Tesla Model S.
Eletrificar os veículos que fazem transporte pesado nas minas é parte importante do corte das emissões diretas e indiretas — ou de escopo 1 e escopo 2 — da Vale.
A queima de combustíveis por parte desses enormes caminhões responde por cerca de 9% de todo o CO2 liberado na atmosfera pela companhia em seus escopos 1 e 2.
A empresa anunciou a meta de zerar essas emissões até 2050, o que deve consumir entre US$ 4 e US$ 6 bilhões em investimentos.
(Quanto ao CO2 emitido no escopo 3, que envolve toda a cadeia de fornecedores e também o posterior uso dos minérios vendidos pela companhia, a empresa se comprometeu com um corte de 15% até 2035. Essas são tipicamente as maiores emissões associadas a empresas.)
Os caminhões elétricos terão autonomia para operar durante um dia inteiro sem a necessidade de recarga. Os motores também contam com tecnologia para recuperação de energia em descidas.
A Vale também está operando locomotivas movidas a bateria nos portos de Tubarão (ES) e Ponta da Madeira (MA). Em minas canadenses a companhia testa cerca de 40 equipamentos subterrâneos com motores elétricos.