A JBS, maior processadora de carne do mundo, tornou-se alvo de uma ação movida pela procuradoria-geral de Nova York contra suas subsidiárias americanas JBS USA Food Company e JBS USA Food Company Holdings.
Trata-se de um revés importante em seus planos de listar ações na Bolsa de Nova York. A operação não tem data marcada, mas era esperada para os próximos meses.
A procuradora-geral Letitia James acusa a companhia de praticar greenwashing, explorando “os bolsos dos americanos comuns e a promessa de um planeta saudável para as gerações futuras.”
James ganhou notoriedade nos últimos meses com o processo civil movido contra Donald Trump por exagerar seu patrimônio. O ex-presidente foi condenado há duas semanas a pagar uma multa de US$ 355 milhões, valor que chega a US$ 450 milhões com o acréscimo de juros.
A JBS estaria violando as leis americanas ao dizer que pretende zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040, ao mesmo tempo em que pretende expandir sua produção e aumentar sua pegada de carbono, de acordo com a procuradoria.
A ação aponta que a empresa assumiu seus compromissos sem ter calculado o impacto de toda a sua cadeia de suprimentos, composta por milhares de pecuaristas que criam os animais em terras que podem estar associadas ao desmatamento da Amazônia.
“Em 2021, o Grupo JBS, empresa-mãe global da JBS USA, registrou emissões globais totais de mais de 71 milhões de toneladas, mais do que as emissões totais de alguns países.”
A ação pede que a companhia pare de divulgar sua campanha de net zero, faça auditorias independentes e pague multas e indenizações, a serem definidas em julgamento, pelas violações legais.
“Mesmo que tivesse desenvolvido um plano para ser net zero até 2040, o Grupo JBS não poderia cumprir viavelmente sua promessa, pois não existem práticas agrícolas comprovadas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a zero líquido na escala atual do grupo.”
A procuradoria lembra que a companhia tem feito publicidade desses compromissos, incluindo um anúncio de página inteira no jornal The New York Times, em 2021, em que divulgava suas metas.
No começo do ano passado, a JBS já havia recebido uma recomendação por parte do National Advertising Division, que faz a autorregulação do mercado publicitário nos Estados Unidos, para deixar de fazer afirmações “infundadas e enganosas para os consumidores.”
A JBS recorreu da decisão, mas não teve sucesso.
Em nota divulgada à imprensa, a companhia disse que discorda da ação, mas não detalhou os pontos de discordância. “A JBS continuará a colaborar com agricultores, pecuaristas e parceiros em nosso sistema alimentar em todo o mundo para ajudar a alimentar uma população em crescimento, ao mesmo tempo em que utiliza menos recursos e reduz o impacto ambiental da agricultura.”
No fim do ano passado, James entrou com uma ação contra a gigante dos alimentos e bebidas PepsiCo, por poluir o ambiente e colocar em risco a saúde pública devido à utilização de plástico em seus produtos.