Uber terá 100 mil elétricos da BYD em sua frota

Parceria entre serviço de transporte e montadora chinesa começa na América Latina e na Europa; motoristas terão incentivos no financiamento

Linha de montagem da fabricante chinesa de carros elétricos BYD
A A
A A

A Uber anunciou um acordo com a montadora chinesa BYD para oferecer 100 mil veículos elétricos aos motoristas que trabalham na sua plataforma de transporte.

A ideia é oferecer os carros com melhores preços e condições de financiamento, além de descontos em leasing, manutenção, carregamento e seguro dos veículos.

A parceria será implementada inicialmente na América Latina e na Europa, e vai se expandir para outros mercados, como Oriente Médio, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

A companhia chinesa é a maior fabricante mundial de carros elétricos e está convertendo uma antiga fábrica da Ford na Bahia para produzir também no Brasil, a partir de 2025.

O comunicado não traz detalhes sobre o lançamento do programa para os brasileiros.   

Os Estados Unidos, onde está a sede da principal rival da BYD, a Tesla, ficaram de fora do acordo. Um dos motivos apontados é a sobretaxa de 100% sobre os veículos elétricos importados da China. A medida foi anunciada em maio passado e está prevista para entrar em vigor ainda este ano.

A meta da Uber é que todos os carros que prestam serviço na sua plataforma nos EUA sejam elétricos até 2030 e, dez anos depois, em todos os outros mercados.

“Quando um motorista de Uber faz a transição para um veículo elétrico, ele pode ter até quatro vezes mais benefícios em termos de redução de emissões em comparação com um motorista comum, simplesmente porque roda com mais frequência”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

As empresas não informaram a data exata em que os veículos da montadora chinesa começarão de fato a serem oferecidos aos motoristas da Uber.

Também não foi especificada qual será a tecnologia dos carros da parceria – puros elétricos ou híbridos plug-in, que têm tanque de combustível e uma bateria que pode ser carregada na tomada.

O acordo também prevê a colaboração entre as duas empresas para o desenvolvimento de veículos autônomos da montadora chinesa a serem implantados na plataforma de transporte da Uber.

Nos Estados Unidos, desde o ano passado, a Uber já oferece viagens em carros sem motorista na região metropolitana de Phoenix, no Arizona, em uma parceria com a empresa de veículos autônomos Waymo, da Alphabet, holding que é dona do Google.

Chamar um elétrico

A Uber segue movimento parecido com o de sua maior concorrente no país, a 99, controlada pela gigante Didi Chuxing, que domina o mercado de aplicativos de transporte na China.

A 99 anunciou, também nesta quarta-feira, que a partir de setembro os usuários poderão escolher carros elétricos e híbridos para suas viagens. Inicialmente, a opção será restrita à cidade de São Paulo.

Os investimentos da 99 em elétricos no país já vem acontecendo há pelo menos dois anos, quando a empresa firmou uma parceria com a BYD no Brasil para incentivar a adoção de carros elétricos em sua frota.

Na época, a empresa da Didi reuniu várias companhias de grande porte – como Caoa Chery, Movida, Unidas, entre outras – em um grupo que chamou de “aliança de mobilidade sustentável” e lançou a meta de ter 10 mil carros elétricos rodando em sua frota no país até o fim de 2025.

Os veículos são alugados aos motoristas numa triangulação que envolve a BYD, o banco Santander e a empresa de locação Dahruj Rent a Car. Parte do valor do aluguel é subsidiado pela 99.

Após conseguir bons resultados com a iniciativa, a 99 resolveu dobrar a meta em maio deste ano, passando para 20 mil veículos até o fim do ano que vem.