Radar Reset: Guia prático para análise climática nos investimentos e outras leituras recomendadas

Radar Reset: Guia prático para análise climática nos investimentos e outras leituras recomendadas
A A
A A

Mão na massa

O CFA Institute divulgou um relatório prático sobre como incorporar análise climática ao processo de investimento. O material traz estudos de caso e elenca melhores práticas, ferramentas disponíveis e fontes para achar as informações necessárias para fazer a integração.

Bolha dentro da bolha

Numa semana de forte correção dos mercados, começa a surgir o temor de que uma bolha esteja começando a estourar. Em um artigo para o Financial Times, a executiva da indústria de hedge funds, Dominique Mielle, argumenta que as bolhas frequentes no mercado financeiro são fruto de um problema estrutural: a falta de diversidade no ambiente, dominado por homens brancos. “Se o mercado acionário está numa bolha, é porque os traders vivem em uma.”

Bond para igualdade racial 

Enquanto no Brasil o Magazine Luiza precisa vir a público para defender seu programa de trainee voltado exclusivamente para negros, nos EUA, sob forte pressão do movimento Black Lives Matter, as empresas vêm tomando cada vez mais ações afirmativas — e colocando dinheiro na mesa. O Bank of America levantou US$ 2 bilhões no seu primeiro ‘equality progress sustainability bond’, conta o DealBook, do NYT. Os recursos serão carimbados para projetos voltados para comunidades negras e hispânicas, em projetos que vão de ‘affordable housing’ a financiamento para pequenos negócios. 

Reparação histórica 

Num movimento carregado de significado, a Mars decidiu mudar o nome da marca de arroz Uncle Ben’s para Ben’s Original. Pode parecer detalhe. Mas o título de ‘tio’ faz alusão à forma como os americanos sulistas costumavam se referir a pretos de mais idade, em vez de ‘senhor’, reforçando o estereótipo de subserviência.

A grande disrupção 

A The Economist fez uma série de reportagens especiais mostrando como a mudança climática será o grande vetor de transformação dos negócios… e também da geopolítica. Num mundo em transição energética, afinal de contas, ser um grande produtor de petróleo e gás, como os Estados Unidos, vai ser uma vantagem cada vez menor. Enquanto exportar tecnologia para energia renovável deve dar cada vez mais força à China.

O custo Trump para o aquecimento global

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez do desmonte de políticas climáticas uma peça central de sua administração. Um estudo do Rhodium Group, reportado pelo NYT,  calculou os custos do retrocesso para o aquecimento global: um total de 1,8 bilhão de toneladas equivalentes de gases de efeito-estufa até 2035. É mais que as emissões anuais da Alemanha, Inglaterra e Canadá somadas. 

Carros elétricos 1

Na medida regulatória mais direta a favor da descarbonização do transporte no mundo, a Califórnia anunciou que pretende banir a venda de carros zero movidos a gasolina a partir de 2035. O estado — que vem enfrentando um cataclisma climático com uma forte onda de claro e incêndios gigantescos — quer passar diversas leis para garantir a transição. 

Carros elétricos 2

A proposta veio na mesma semana que a Tesla anunciou que pretende vender carros elétricos mais acessíveis, a partir de US$ 25 mil em até três anos.  Ainda que ninguém leve as promessas de Elon Musk a valor de face, a montadora disse que está trabalhando em avanços devem reduzir o custo das baterias e aumentar a capacidade de armazenar energia.

Outras leituras 

  • China promete ser neutra em carbono até 2060 (Valor)
  • Gigantes como Nestlé e Carrefour apertam cerco a fornecedores e lançam aliança contra o desmatamento (O Globo)
  • Como a Califórnia se tornou o marco zero para desastres climáticos (NYT)
  • O capitalismo de stakeholder ganhou um relatório de diagnóstico. E ele não é bom (NYT)
  • Uma solução climática para a indústria pesada está ganhando tração (Bloomberg)
  • Como o hidrogênio se tornou o assunto mais quente do mercado de energia verde (Bloomberg)