COP30: Zona Azul é reaberta e negociações serão retomadas após incêndio

Belém – A COP30 terá as negociações retomadas nesta sexta-feira (21), após um incêndio na área dos pavilhões da Zona Azul terem interrompido as atividades no início da tarde de hoje.

A Zona Azul foi reativada e retomou suas operações às 20h40. “As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de funcionamento no local da conferência, obtiveram a licença de operação do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC”‘, diz nota à imprensa conjunta da Convenção do Clima da ONU com a presidência da COP30.

A área afetada pelo incêndio vai permanecer isolada até o término da conferência.

Não haverá plenária de negociações na noite desta quinta-feira. As sessões serão retomadas amanhã e serão abertas às delegações (chamadas de “partes”), aos observadores e à imprensa. Elas também serão transmitidas online.

“Agradecemos a cooperação, a paciência e a compreensão de todos os participantes. Ainda temos muito trabalho pela frente e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para garantir um resultado positivo para esta COP”, diz a nota da UNFCCC.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, retornou ao pavilhão da COP30, na Zona Azul, após o incêndio, cumprimentou os bombeiros pelo trabalho e concedeu entrevista a jornalistas.

“A presidência da COP imediatamente tomou as providências [para conter o incêndio]. E estamos aqui para dar continuidade ao trabalho, porque, afinal de contas, o que nós queremos é o resultado necessário para as agendas que aqui estão postas em um dos momentos mais difíceis da história da humanidade, num dos lugares mais sensíveis, como é o caso da Amazônia”, disse.