COP30: Roadmap dos fósseis desaparece de rascunho de documento final

Depois do incêndio que paralisou as negociações entre os países na tarde de quinta-feira, a presidência da COP30 apresentou na madrugada desta sexta um novo rascunho do documento final da conferência em que foi excluída a menção à adoção de um mapa do caminho para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis.

O tema deveria fazer parte do documento batizado de “Decisão Mutirão” pela presidência, que reúne temas mais polêmicos que não constavam da agenda inicialmente prevista para discussão entre países, mas que foram trazidos para a mesa por alguns países. O tema tabu da adoção de um mapa do caminho para abandono gradual dos combustíveis fósseis ganhou tração ao longo da conferência em Belém.

Antes do incêndio na Blue Zone, na quinta-feira já se comentava pelos corredores que o roadmap havia perdido espaço, sendo rejeitado por países produtores de petróleo.

O jornal The Guardian noticiou, no fim da noite de quinta, que um grupo de ao menos 29 países ameaçam bloquear a aprovação do texto final caso o roadmap não seja incluído. Esse grupo teria enviado uma carta à presidência brasileira da conferência.

Ainda de acordo com o jornal  britânico, entre os signatários da carta estão: Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Guatemala, Honduras, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Ilhas Marshall, México, Mônaco, Países Baixos, Panamá, Palau, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Vanuatu.

“Expressamos profunda preocupação com a proposta atual em análise, que é do tipo ‘aceitar ou rejeitar’… Não podemos apoiar um resultado que não inclua um roteiro… Solicitamos, respeitosamente, mas com firmeza, que a presidência apresente uma proposta revisada… O sucesso da presidência dependerá da apresentação de um resultado equilibrado e voltado para o futuro, em vez de pedir que os outros aceitem apenas o que os menos ambiciosos estão dispostos a permitir”, diz trecho da carta reproduzido pelo jornal.

O primeiro rascunho da decisão trazia duas opções de inclusão da menção ao roadmap dos fósseis, que já haviam sido consideradas pouco ambiciosas pelos países que defendem a sua inclusão. 

Agora pela manhã, a Colômbia, um dos países que tem liderado esse movimento pelo fim dos fósseis, fará uma coletiva de imprensa para tratar do assunto.

As consultas da presidência aos países terminaram por volta de 2h da madrugada e as negociações estão sendo retomadas agora pela manhã.