Estão abertas até 13 de novembro as inscrições para a segunda edição do Prêmio Educação Financeira Transforma – o maior do país no segmento –, promovido pelo Instituto XP para mapear, homenagear e potencializar boas iniciativas em educação financeira que existem no Brasil.
Em sua primeira edição, realizada em dezembro do ano passado, o evento recebeu 378 inscrições de 175 municípios localizados em 23 estados brasileiros, distribuídas em sete categorias – pesquisador, professor, ONG, soluções digitais, nanoinfluenciador, macroinfluenciador (categoria eliminada em 2022) e microinfluenciador. A estimativa é de que mais de 2,5 milhões de pessoas tenham sido alcançadas diretamente pelos 21 finalistas.
“A nossa expectativa é superar os números da estreia”, diz Marcella Coelho, head de impacto social da XP Inc. e executiva à frente do Instituto XP, iniciativa de impacto social por meio da educação financeira da empresa.
“Mas, mais do que números, apostamos na qualidade do que vem sendo realizado no país. Este é o principal foco: buscarmos projetos que visam a formação, ações educativas continuadas e conhecimento sobre finanças.”
Segundo pesquisa Datafolha, 97% dos brasileiros e brasileiras afirmam ter algum tipo de dificuldade para lidar com dinheiro. “Queremos reconhecer quem está trabalhando para mudar essa realidade.”
A principal novidade na edição de 2022 foi a inclusão de duas novas categorias: aluna/aluno (estudantes do Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio da rede pública ou privada) e pessoas que fazem parte do ecossistema XP (colaboradores da XP e/ou de escritórios parceiros da companhia).
“Sabemos que o poder de influência entre pares é sempre muito grande, e ainda maior quando falamos de jovens. Por isso mostrou-se fundamental darmos espaço às iniciativas de alunos que já atuam para educar colegas, alfabetizar financeiramente outros alunos”, explica Coelho, que reforça que os jovens são um dos três públicos-alvo do Instituto XP, ao lado de mulheres e crianças.
A necessidade de reconhecimento surgiu também para os colaboradores da XP. “Muitos atuam como voluntários em projetos paralelos de educação financeira e, no ano passado, não puderam se inscrever por terem ligação com a XP. Então criamos esta nova categoria”, conta Coelho.
“Assim inspiramos mais pessoas e abrimos caminhos para que todos vejam o quanto é possível e gratificante doar seu tempo e conhecimento para ajudar a transformar o país.”
Este ano, como no ano passado, cada finalista receberá R$ 10 mil e os vencedores, mais R$ 30 mil cada, somando R$ 480 mil em prêmios. O processo, após o fim das inscrições, em 13 de novembro, envolve outras três fases.
Primeiro, uma banca de especialistas da XP seleciona sete semifinalistas em cada categoria. Depois disso, um time de jurados, entre eles nomes como Thiago Nigro (sócio-proprietário do canal O Primo Rico), Ana Fontes (fundadora da Rede Mulher Empreendedora), Mafoane Odara (líder em RH para América Latina na Meta) e Fábio Barbosa (CEO da Natura &Co), já confirmados, aponta três finalistas – também chamados de homenageados – em cada categoria.
Os critérios de avaliação dos jurados são relevância, impacto social, inovação, transformação, diversidade e inclusão, alcance e engajamento e os finalistas serão divulgados no dia 28 de novembro.
Entre 29 de novembro e 6 de dezembro fica aberta a votação popular, que apontará os vencedores. No ano passado, foram mais de 120 mil votos recebidos. A premiação será no dia 7 de dezembro, no Instituto Tomie Ohtake, com transmissão online simultânea.
Construção de comunidade
Além do prêmio em dinheiro e do reconhecimento pelas iniciativas, os finalistas e vencedores têm a oportunidade de entrar para a Rede de Educação Financeira, uma comunidade criada a partir da premiação.
Os 24 finalistas de 2022 poderão se unir aos 21 da primeira edição para encontros virtuais e trocas de informação e experiências ao longo de todo o ano.
“A ideia é que, compartilhando conhecimento, todos possam fortalecer o impacto e o alcance que já têm”, explica Coelho, que defende que a rede também é importantíssima para a própria XP, abrindo portas para novos projetos, especialmente ligados à educação pública.
“Temos uma troca riquíssima com eles. Quando fechamos parceria com o Instituto Kondzilla, por exemplo, ouvimos muitos dos homenageados do prêmio do ano passado para que pudéssemos deixar o projeto mais afinado com as reais necessidades dos jovens e com a linguagem adequada.”
O Prêmio Educação Financeira Transforma é um dos projetos do Instituto XP para atingir a meta de levar educação financeira para 50 milhões de pessoas nos próximos dez anos.
Criado em 2021, o instituto traça seus projetos e parcerias sempre seguindo critérios de regionalização e diversidade – social, de gênero e racial. Segundo a executiva, no prêmio estes mesmos critérios servem de guia na seleção dos semifinalistas.
As inscrições para o Prêmio Educação Financeira Transforma podem ser feitas no site www.premioeducacaofinanceira.com.br até 13 de novembro, assim como a votação popular para a escolha dos vencedores, entre 29 de novembro e 6 de dezembro.
Sobre a marca:
O Instituto XP existe para empoderar as pessoas para escolherem a vida que querem para si. Sua atuação é focada na realização de programas e projetos que têm como beneficiários grupos minorizados.