Instituto XP busca tornar educação financeira mais acessível na Expert XP 2023

Entre os palestrantes estão Nathália Arcuri, fundadora do MePoupe! e Nina Silva, CEO do Movimento Black Money

Um conteúdo


Instituto XP

Instituto XP busca tornar educação financeira mais acessível na Expert XP 2023
A A
A A

Falar sobre dinheiro no cotidiano familiar ainda é um tabu – muitas famílias até sabem o quanto de dinheiro entra todo mês, mas muitas não têm coragem de fazer as contas e falar sobre o quanto gastam mensalmente.

Essa esquiva na hora de conversar a respeito do assunto é um dos entraves na hora de alcançar metas como abrir um negócio, adquirir um imóvel, estudar, viajar e outros desejos que exigem planejamento financeiro. Ela também pode levar ao endividamento: no Brasil há mais de 71 milhões de inadimplentes, de acordo com dados do Serasa. 

Uma maneira de melhorar esse cenário e viabilizar a realização de sonhos é investir em educação financeira. Esse será o foco da participação do Instituto XP na Expert XP 2023, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro em São Paulo e contará com 160 palestrantes, totalizando 72 horas de conteúdo.

A expectativa de público é de 40 mil pessoas, e o Instituto XP irá distribuir até mil ingressos sociais gratuitos.

Criado em 2021 por Guilherme Benchimol, Fundador e Presidente do Conselho da XP Inc., o Instituto XP terá um estande com painéis interativos em que os visitantes poderão conhecer melhor a instituição.

Também fazem parte da programação bate-papos com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas à educação, acadêmicos que estudam o tema, empreendedores e influenciadores, como Murilo Duarte, conhecido como Favelado Investidor, Felipe Molero (Kid Investidor), Miguel Chauar, Henrique Stuart, Marina Farias, Eduardo Feldberg, Lúcia Stradiotti, Mari Ferreira (Tostão Furado), Mila Gaudêncio e Rafael Silveira (Cifrão na Mão).

Organizações parceiras como o Instituto Kondzilla, Nova Escola, Instituto Reúna, entre outras, também estarão presentes.

Além disso, Gabriela Torquato, Head do Instituto XP, mediará o painel “Educação financeira que abre portas” com de Nathalia Arcuri, fundadora do canal Me Poupe! e uma das brasileiras mais influentes da América Latina de acordo com a Bloomberg Línea; e Nina Silva, CEO do Movimento Black Money e D’Black Bank, considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women ln Tech Global Awards 2021. 

Torquato também estará no painel: “Iniciativa privada e impacto social: oportunidades e desafios”, com Marcella Kanner, head de Comunicação Corporativa e Marca da Riachuelo e Alexandre Biagi, CEO da Uberlândia Refrescos e Presidente de Honra do Instituto Alexa.

Segundo a head do Instituto XP, “ter um evento como a Expert XP como palco para trazer à tona temas relacionados a impacto social é algo muito importante”. “Ainda mais quando levamos em consideração a bagagem das lideranças que irão palestrar em conjunto com o Instituto XP e dos presentes no evento”, afirma.

Conseguimos reforçar a importância da educação financeira como ferramenta de transformação da nossa sociedade, e não só do mercado financeiro, e também a importância da iniciativa privada nessas transformações”, diz Gabriela Torquato.

Educação e inclusão

Um dos principais objetivos do Instituto XP é levar o tema para dentro das escolas, trazendo para a conversa professores e alunos.

Uma pesquisa realizada em parceria com a Associação Nova Escola, mostrou que 74% dos professores acham que é importante debater educação financeira nas escolas, mas 59% disseram que falta formação na área e 49% não têm acesso a material didático de qualidade.

Por isso, a educação financeira nas escolas será um dos assuntos discutidos no estande do Instituto XP. Os convidados irão abordar assuntos como a abordagem dessa disciplina desde cedo de forma atraente, a discussão desse tema em família, maneiras de ensinar essa matéria usando a internet, entre outros. 

Algumas das ferramentas que o Instituto XP tem utilizado são cursos gratuitos e o desenvolvimento de materiais didáticos interativos, com planos de aula detalhados para diferentes séries e disciplinas. 

O Instituto também oferece uma plataforma digital com cursos sobre temas como a história do dinheiro, levantamento de ganhos e gastos da família e análise de conteúdo publicitário para desenvolver formas saudáveis de lidar com o consumo de bens e serviços.

A ideia é permitir que os alunos saibam como organizar as finanças para realizarem seus sonhos, desejos e necessidades sem que as dívidas saiam do controle.

O Torneio de Educação Financeira é um dos principais destaques do Instituto XP. Podem participar dele alunos e professores de escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

É um curso em formato de jogo realizado por meio do Whatsapp com premiações para os primeiros colocados, que conta com trilhas para todas as áreas, como: ciências humanas, exatas, biológicas, etc. 

O Instituto XP quer desenvolver competências socioemocionais entre os estudantes, buscando fazer com que os alunos tenham capacidade de resolver problemas e propor soluções no dia a dia. 

Esse caminho está alinhado à Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação. A relação com o dinheiro vai muito além de fazer contas e de um olhar pragmático sobre o assunto.

Dinheiro mexe com emoções e decisões de compra são, muitas vezes, impulsivas e nada racionais. Contudo, uma abordagem educativa contribui para que as pessoas tenham mais ferramentas para se planejar e fazer escolhas racionais. 

Sobre a marca:

O Instituto XP existe para empoderar as pessoas para escolherem a vida que querem para si. Sua atuação é focada na realização de programas e projetos que têm como beneficiários grupos minorizados.


Instituto XP