Grupo Boticário atualiza seus compromissos ESG para 2030 

Divididos em sete temas, eles se desdobram em 30 metas específicas com objetivos ainda mais transparentes e aprimoramento de indicadores de evolução

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Grupo Boticário atualiza seus compromissos ESG para 2030 
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Manter a pauta ESG sempre alinhada aos desafios e demandas globais, e no centro das decisões de negócio e do crescimento da própria empresa. Com este objetivo, o Grupo Boticário apresentou na semana passada, junto com os resultados de seu 12º Relatório ESG, a evolução de seus Compromissos para o Futuro – lançados em 2021, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. 

Programada para acontecer a cada triênio, a atualização destes compromissos torna a estratégia ESG do grupo mais transparente e gera avanços na missão de envolver todas as áreas do negócio. 

“Há três anos tínhamos uma sociedade com pensamentos e demandas diferentes das atuais, e um negócio também distinto”, explica Luis Meyer diretor de ESG do grupo. “E todas essas mudanças precisam estar constantemente integradas à nossa estratégia.”  

Conduzida pelo Comitê ESG ao longo de 2023 – ano em que o grupo paranaense atingiu R$ 30,8 bilhões em vendas e crescimento de 30,5% –, a evolução dos Compromissos contou com o envolvimento de especialistas e mais de 60 membros da alta liderança da empresa, em um processo que durou mais de nove meses. 

E traduziu-se em oito compromissos que se dividem em sete temáticas: Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Biodiversidade, Desenvolvimento Social, Fornecimento Sustentável e Diversidade e Inclusão. Para tornar a evolução destes compromissos mensurável e tangível, eles desdobram-se em 30 metas específicas.

“A atualização foi meticulosa e debatida em todas as áreas, transversalmente”, diz Carolina da Costa, líder e membro independente do Comitê ESG. “E baseada em evidências científicas”, complementa.

Em Mudanças Climáticas, por exemplo, as metas de descarbonização das operações, que em 2021 não eram especificadas, agora estão alinhadas com a iniciativa Science Based Target (SBTi). 

As metas de descarbonização de curto prazo serão submetidas à iniciativa este ano. As de longo prazo (para chegar ao net zero em 2050) devem ser enviadas para avaliação do SBTi até junho de 2025.

Foco na circularidade

Como uma empresa de bens de consumo, minimizar o impacto ambiental causado pelo resíduo sólido de sua operação direta é um dos seus principais desafios do Grupo Boticário.

As metas estipuladas para reduzir esse impacto incluem redução do volume de resíduos; reciclagem de, no mínimo, 95% dos resíduos logísticos e industriais; e recolhimento e destinação para reciclagem de, pelo menos, o equivalente a 45% dos resíduos de embalagens gerados no ano.

Garantir a circularidade das embalagens é também um objetivo, com aumento da utilização de material reciclado nas embalagens dos atuais 11% para 30%. E o grupo trabalha para que 90% dos novos produtos tenham embalagens reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis. 

“Hoje, 100% dos produtos desenvolvidos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade”, diz Gustavo Dieamant, diretor executivo P&D. “Tudo o que sai vem mais sustentável que a versão anterior. Nenhum desenvolvimento é aprovado se não for assim.” 

Para auxiliar na tomada de decisão, foi criada a ferramenta Score ESG, que estima o uso de materiais e ingredientes renováveis, os impactos gerados e a diversidade e acessibilidade dos produtos. 

Em 2023, 50% dos lançamentos estavam alinhados aos requisitos deste score, baseados em sete indicadores e 23 atributos. Isso representou uma expansão relevante do uso da ferramenta já que, nos dois anos anteriores, o Score ESG esteve restrito aos lançamentos de produtos de perfumaria. 

O grupo mantém diversos programas de recolhimento de embalagens, como Boti Recicla, Eudora Recicla, TQT Recicla e QDB Recicla. E, desde 2021, trabalha em parceria com a startup Green Mining no programa Estação Preço de Fábrica, com cinco estações – três delas abertas em 2023 – que funcionam como pontos de coleta de materiais recicláveis pós-consumo. 

“Além do impacto ambiental, há um impacto social importantíssimo”, diz Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining. No ano passado, o programa recebeu mais de mil toneladas de materiais recicláveis, beneficiando cerca de 1.400 pessoas.

 “A remuneração dos catadores teve um aumento médio de quatro a seis vezes, em comparação ao mercado de reciclagem tradicional.”

Mais oportunidades, menos diferenças sociais

Desenvolvimento Social é um dos oito compromissos do grupo. Para contribuir na redução da desigualdade social da população em geral, a companhia tem como meta criar um milhão de oportunidades, com programas de desenvolvimento social focados em empreendedorismo e/ou captação profissional. 

O grupo vem trabalhando nisso há anos, com 220 mil oportunidades já disponibilizadas por meio de programas como o Empreendedoras da Beleza, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social, e o Programa Desenvolve, voltado para a formação profissional em tecnologia e que formou mais de mil pessoas, com foco em empregabilidade. 

Outro objetivo é proporcionar aumento da qualidade de vida dos parceiros do negócio, promovendo aumento de renda. Para apoiar suas revendedoras, o grupo oferece o programa Influenciadoras da Beleza, com treinamentos gratuitos em comunicação e marketing nas redes sociais. 

A Universidade da Beleza Boticário e a Universidade Eudora também oferecem cursos, materiais e vídeos gratuitos sobre temas como gestão financeira e do negócio, estoque, marketing e técnica de vendas. No ano passado, houve um crescimento de 700% na quantidade de conteúdos de treinamento disponibilizados para revendedoras, em diferentes formatos.

Diversidade: duplo compromisso

Diversidade e Inclusão segue tema fundamental na atualização, com metas específicas para promover a representatividade de pessoas diversas dentro e fora da empresa.

Em 2022, o Grupo Boticário já havia lançado meta atrelada à remuneração variável para aumentar a representatividade de pessoas negras em cargos de liderança. A companhia tem 26% de negros e 56% de mulheres nestas posições. 

Em 2023, as metas atreladas à remuneração foram expandidas para aumentar o quadro de colaboradores negros e a representatividade de mulheres em cargos de diretoria.

Para estender a diversidade para fora da empresa, foi assumido o compromisso de promovê-la também através do que compram, comercializam e comunicam. Na comunicação das marcas, há negros (47%), LGBTQIA+ (17%), diversidade de corpos (26%), de gerações (9%), e PCDs (2,5%). 

Colher o que tem sido plantado

Para a companhia, é impossível pensar no futuro sem considerar tudo o que já foi trilhado por ela na agenda ESG. “Nossa trajetória consistente nas pautas sustentáveis vem desde a criação da Fundação Grupo Boticário, hoje atuante em 33 municípios brasileiros”, diz Artur Grynbaum, acionista e vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.

“A Fundação trabalha há 34 anos pelas questões ambientais, para contribuir com a conservação da biodiversidade e de recursos hídricos, e mitigar as mudanças climáticas. São temas fundamentais, listados na evolução dos Compromissos Para o Futuro”, diz Malu Nunes, diretora executiva da entidade. 

Em 2023, a Fundação apoiou o primeiro Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades, que desenvolveu dez projetos de adaptação às mudanças do clima. Se implementados, os projetos têm potencial de beneficiar mais de 3 milhões de pessoas, remover 184 mil toneladas de gás carbônico equivalente da atmosfera e evitar custos estimados em mais de R$ 1,65 bilhão com danos à infraestrutura, até 2050.

Voltados para o uso da água, diversos projetos permitiram que a empresa avançasse em suas metas relacionadas ao tema. Um deles, o Movimento Viva Água, reúne parceiros de diferentes setores para restaurar e fomentar práticas sustentáveis no entorno de bacias hidrográficas estratégicas, como Miringuava (PR) e Guanabara (RJ). 

Já o Projeto Oásis é uma iniciativa pioneira da Fundação focada na conservação de áreas naturais por meio de pagamento de serviços ambientais.

“A metodologia foi inclusive adotada pela ANA (Agência Natural de Águas e Saneamento Básico), pela Embrapa e por outras agências que trabalham com o tema”, diz Nunes. 

Outro objetivo é ter um portfólio 100% vegano até 2026 – em 2023, atingiu a marca de 96%. Esse compromisso serve de lastro para o Sustainability Linked Bond (SLB) – debêntures ligadas a metas ESG – emitido pelo Grupo Boticário em dezembro de 2023, no valor de R$ 2 bilhões. Neste tipo de transação, o custo da dívida varia conforme o atingimento ou não de metas sustentáveis pré-definidas. 

Além do portfólio 100% vegano, uma meta ligada à emissão é utilizar, até 2029, 80% da água de reuso gerada na fábrica de São José dos Pinhais (PR), sua principal unidade fabril.  

Para Carolina da Costa, a emissão dos SLB são “uma prova de fogo” para as empresas, e apontam as que realmente têm consistência em sua estratégia ESG. 

“No mercado, muito se fala, mas pouco se demonstra de resultados, com métricas confiáveis e transparentes, daquilo que foi prometido”, diz. “Os títulos emitidos pelo Grupo Boticário indicam a seriedade da empresa com o tema, na operação do negócio.”

Acesse o Relatório ESG 2023 completo aqui.

Sobre a marca:

O Grupo Boticário é um dos maiores grupos de beleza do mundo. Prioriza a melhor experiência para o cliente, pautada por uma atuação responsável com o planeta e as pessoas.


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