Estratégia ESG consistente faz do Grupo Boticário a 3ª empresa de beleza mais sustentável do mundo

A área mais bem avaliada pelo Dow Jones Sustainability Index foi a ambiental, com nota 82, enquanto a média do setor foi de 32

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Grupo Boticário

Unidade fabril do Grupo Boticário
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Os esforços do Grupo Boticário na construção de um negócio mais sustentável têm sido reconhecidos não só dentro como fora do Brasil. Em dezembro de 2023, o Grupo pulou da 6ª para a 3ª posição de empresa de beleza mais sustentável do mundo pelo Dow Jones Sustainability Index.

O índice leva em conta a performance ESG de empresas em relação a seus pares do setor por meio da Avaliação Global de Sustentabilidade Corporativa e envolve mais de 9.400 empresas em todo o mundo, divididas em 62 categorias.

Além de figurar pelo quarto ano consecutivo no ranking, o Grupo – dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web – avançou da sexta para a terceira posição, e recebeu nota 77, em uma escala de 0 a 100. 

No último dia 7 de fevereiro, a companhia também foi reconhecida pelo S&P Global Sustainability Yearbook 2024, anuário de sustentabilidade da S&P Global, que considera o ranking da Dow Jones em suas métricas para eleger os negócios mais sustentáveis do mundo. 

Há dois anos, a empresa aparecia como membro do anuário. Hoje ela faz parte do Yearbook 2024 e compõe o seleto grupo de empresas mais sustentáveis no segmento de produtos de uso pessoal. O anuário analisou mais de 16,5 milhões de dados.

O S&P Global Sustainability Yearbook 2024 abastece investidores de longo prazo e líderes empresariais com informações sobre o desempenho das corporações em relação a um conjunto de métricas ESG das principais companhias do mundo. Esses resultados são medidos a partir da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global, ou CSA, que também é a base para o ranking do DJSI.

O índice da Dow Jones considera a atuação da empresa em temas como governança corporativa, gestão de riscos, ética, diversidade na cadeia de valor, estratégia climática, sustentabilidade em produtos e embalagens e direitos humanos, entre outros. 

Para disputar o ranking e responder ao questionário, o índice Dow Jones convida as 2.500 maiores empresas listadas no S&P Global Broad Market Index (BMI) e, delas, seleciona as que alcançam ao menos 45% de pontuação no S&P Global CSA (na sigla em inglês, avaliação de sustentabilidade corporativa). 

Além do questionário respondido pela empresa postulante, o índice leva em conta informações públicas e programas de modelagem de dados.

Colhendo frutos

Os resultados refletem uma estratégia que faz do ESG um tema transversal ao negócio. Esse posicionamento foi intensificado a partir de 2021, quando o Grupo Boticário firmou uma série de Compromissos para o Futuro para serem alcançados ao longo desta década. 

Todas as áreas do Grupo participam desse esforço (da agenda ESG) com iniciativas, objetivos e metas próprias, que integram o planejamento estratégico e contribuem para a definição dos indicadores de remuneração variável. 

Uma das estratégias do Grupo para envolver todos os níveis nesse planejamento foi a mudança feita pela empresa em 2021 que fez com que a remuneração variável dos executivos fosse atrelada às metas ESG.

“Por mais feliz que fiquemos com nosso reconhecimento no ranking, gosto de dizer que o maior ouro vem de saber que estamos no caminho certo, numa jornada de consistência, aprendizado e evolução”, afirma Meyer, adiantando que o novo Relatório ESG da companhia, previsto para maio, deve detalhar esse processo. 

Reutilizar e reduzir 

Os reconhecimentos internacionais obtidos pelo Grupo reforçam o impacto que os programas como o Empreendedoras da Beleza, o Estação Preço de Fábrica e o Boti Recicla têm sobre o negócio da companhia.

A área mais bem avaliada pelo índice Dow Jones foi a ambiental, com nota 82, enquanto a média do setor foi de 32. O pilar social recebeu nota 79 e a governança, 71 (o máximo alcançado por uma empresa no ranking do setor foi 76).

O programa Estação Preço de Fábrica tem como objetivo contribuir para a estruturação da cadeia de reciclagem, principalmente de papel e vidro. O projeto tem o potencial de impulsionar a coleta por cooperativas já que tradicionalmente não privilegiam o material pela dificuldade de transporte e pouco acesso aos compradores. 

Entre 2021 e 2023 foram coletadas 1,5 tonelada de resíduos pós consumo, num trabalho que beneficiou direta e indiretamente quase 6 mil famílias. 

O Boti Recicla é o maior programa de recolhimento de embalagens pós-consumo do Brasil, no segmento de beleza, com 4.500 pontos de coleta. O consumidor pode devolver para reciclagem não apenas as embalagens das marcas do grupo mas também as de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria de qualquer marca.

Mesmo com o sucesso do programa, a empresa tem focado esforços em poupar recursos no início do processo fabril para reduzir o impacto de seus produtos desde a origem. Reciclar é bom, mas reduzir é ainda melhor. 

Já o programa Empreendedoras da Beleza tem como principal objetivo reduzir a situação de vulnerabilidade de milhares de mulheres brasileiras. Desenvolvido em parceria com organizações não governamentais e entidades comunitárias, o Empreendedoras oferece cursos e capacitações online nas áreas de Vendas, Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Unhas e Alongamento de unhas, Maquiagem básica e avançada, além de Penteado.

Em 2023, cerca de 31 mil pessoas haviam sido capacitadas; 57% declaram que tiveram melhoria de renda a partir da aplicação dos conhecimentos dos cursos.

Engajamento da cadeia

Para este ano, também está entre os principais desafios do Grupo a consolidação do ESG para a cadeia produtiva através do engajamento de fornecedores. 

Hoje, o Grupo Boticário tem um programa de avaliação e desenvolvimento de parceiros cuja governança em ESG tem 10% de peso na avaliação, e 100% dos fornecedores estratégicos são avaliados sob essa ótica.

“Queremos dedicar cada vez mais atenção a este tema. Temos que evoluir a cadeia de fornecedores na mesma velocidade com que temos sido reconhecidos pelas nossas práticas. É bom para nós, é bom para a indústria de produtos de beleza como um todo. No ESG, a gente tem sempre um olhar para a coletividade”, diz Meyer.

Sobre a marca:

O Grupo Boticário é um dos maiores grupos de beleza do mundo. Prioriza a melhor experiência para o cliente, pautada por uma atuação responsável com o planeta e as pessoas.


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