O que ler, ver e ouvir para pensar clima, poder e economia na virada para 2026

2025 foi um ano e tanto para a agenda climática. O tema esquentou não só pela preparação da COP30 no Brasil, mas se consolidou no debate econômico, corporativo e na agenda política – aqui e lá fora.

O fim de ano é um bom momento para organizar leituras, filmes e podcasts que ajudam a entender como chegamos até aqui. E também o que está em jogo a partir de 2026.

Com a ajuda dos leitores, o Reset preparou uma lista com recomendações de livros, podcasts e filmes sobre clima, Amazônia, consumo e os conflitos que moldam a transição.

O que ler

Como me tornei um Amazônida
Memórias de um jornalista investigativo na fronteira da maior floresta tropical do planeta

O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto conta a história da Amazônia e seus grandes projetos e dilemas pela ótica de um repórter investigativo independente, que viu tudo bem de perto e muito antes da palavra “sustentabilidade” existir. O livro reúne suas reportagens e memórias ao longo de décadas de cobertura de conflitos fundiários, garimpo ilegal, atuação do Estado na região e os limites entre desenvolvimento, exploração e conservação, das grandes hidrelétricas as mineradores multinacionais. A obra ajuda a entender a Amazônia para além das abstrações, como um espaço mediado por interesses econômicos, violência e disputas políticas.

Mercadores da dúvida
Como um pequeno grupo de cientistas distorceu fatos que vão do tabagismo às mudanças climáticas

Os donos do poder nunca deixaram de ser amigos dos donos do dinheiro. O que mudam são as pautas e as estratégias. Com prefácio de Al Gore, o livro dos historiadores da ciência Naomi Oreskes e Erik Conway mostra como estratégias de desinformação foram usadas, ao longo de décadas, para atrasar regulações ambientais e sanitárias. A mesma lógica aplicada pela indústria do tabaco reaparece no debate climático. É uma leitura que mostra os bastidores do negacionismo climático e como ele se reorganiza com novas roupagens, inclusive no debate econômico. E como tem muita gente lucrando com isso. 

Dirtbag Billionaire
How Yvon Chouinard Built Patagonia, Made a Fortune, and Gave It All Away

Neste livro do repórter de clima do The New York Times, David Gelles, conhecemos a trajetória de Yvon Chouinard, fundador da Patagonia: de um escalador itinerante a bilionário que transformou a empresa em uma referência de como aplicar  princípios ambientais a modelos de negócio. A obra recorre a acesso direto a Chouinard e à equipe da Patagonia para mostrar momentos-chave que moldaram as prioridades da companhia e influenciaram práticas de responsabilidade socioambiental em outras empresas, inclusive sua decisão de doar a empresa e direcionar seus lucros futuros para o combate à crise climática. O livro ainda não foi traduzido para o português. 

More and More and More: An All-Consuming History of Energy

O livro de Jean-Baptiste Fressoz é uma análise histórica de como a relação da humanidade com a energia evoluiu por meio de um uso cada vez maior de recursos, da caça às baleias e da fabricação de velas no século 19 aos combustíveis fósseis da era moderna. Em entrevista para o Financial Times, o autor defende que não existe transição energética, mas sim adição energética. E que, agora, o mundo precisa de uma amputação energética. Provocativo, ele fomenta o debate de que, apesar de acordos climáticos e discursos sobre energia renovável, o mundo continua a consumir mais formas de energia tradicionais.  Também sem tradução para o português. 

O que assistir

A conspiração consumista

Na Netflix, o documentário investiga como grandes empresas ajudaram a moldar a ideia de responsabilidade individual do consumidor, desviando o foco do impacto estrutural de cadeias produtivas inteiras. O filme dialoga diretamente com debates sobre greenwashing e consumo consciente. Confira aqui a análise sobre o filme

DW Planet A

No Youtube, o canal da Deutsche Welle reúne reportagens e análises sobre clima, energia, biodiversidade e economia verde, com foco em dados e políticas públicas. É uma boa porta de entrada para acompanhar como a transição está sendo discutida em diferentes regiões do mundo.

Flow

Na AppleTV+, o filme vencedor do Oscar de melhor animação aborda a relação entre água, território e sobrevivência, explorando como as mudanças ambientais afetam sistemas naturais e humanos. Em um contexto de eventos extremos cada vez mais frequentes, a obra ajuda a visualizar riscos que já não são mais projeções futuras. E tudo pelo ponto de vista de um gatinho muito fofinho.

O que ouvir

Outrage + Optimism

Apresentado por Christiana Figueres, Tom Rivett-Carnac e Paul Dickinson, o podcast reúne conversas semanais com políticos, especialistas e lideranças empresariais para analisar as principais notícias, negociações internacionais e tendências ligadas ao clima e à economia verde. A série inclui edições especiais com bastidores de cúpulas climáticas globais, como a COP30, com entrevistas de negociadores, autoridades e participantes do processo.

The Climate Question

Produzido pelo BBC, o podcast investiga, em cada episódio, uma questão central sobre a crise climática, de migrações ligadas ao nível do mar ao papel dos oceanos na regulação do clima, e discute as dificuldades coletivas para reduzir as emissões e proteger o planeta, além de possíveis caminhos para mudança de comportamento, políticas e tecnologia.

COP30: Muito além de Belém

Mesclando especialistas da academia, do setor público e do mercado sobre temas estruturantes da agenda climática, o podcast traz nomes como José Goldemberg (ex-reitor da USP e ex-ministro da ciência e tecnologia) e José Roberto Moreira (membro do IPCC/ONU) discutindo os caminhos da descarbonização, além de técnicos da B3 e da CVM analisando a arquitetura do mercado de carbono no Brasil. A série busca explorar o lado prático das políticas e dos instrumentos financeiros ligados à COP30 e às transformações econômicas associadas à transição. 

Recomendação bônus (e da casa)

Carbono Zero

O podcast original do Reset aborda os desafios e as oportunidades da descarbonização da economia. Na primeira temporada, cada episódio contou de maneira simples sobre os caminhos práticos para reduzir emissões de setores específicos, como aviação, siderurgia, moda e agricultura. Durante a COP30, o podcast também teve episódios especiais diários com um panorama das negociações climáticas e suas implicações para negócios e políticas públicas.