O que ler, ouvir e assistir sobre clima e economia verde na virada para 2025

Selecionamos indicações dos leitores do Reset e de críticos sobre livros, podcasts e séries com abordagens originais

O que ler, ouvir e assistir sobre clima e economia verde na virada para 2025
A A
A A

A mudança climática é a maior história do nosso tempo — mas nosso tempo não parece inventar muitas histórias originais sobre mudança climática. Mas isso parece estar mudando.

Se nos anos 1990 as estrelas desse tipo de narrativa no cinema foram meteoros em rota de coalizão com a Terra (oi, Armageddon e Impacto Profundo), títulos mais recentes têm abordado o tema de formas mais originais.  

Entre 2016 e 2020, menos de 3% dos roteiros de filmes e TV usaram palavras-chave relacionadas ao clima, de acordo com uma análise de pesquisadores da University of Southern California. 

De fato, quando o Reset nasceu, há cinco anos, não haviam tantos títulos de livros, podcasts e séries sobre o clima. 

Mas o número vem crescendo, com uma gama diversificada de produções de ficção e não ficção que demonstram o quanto a questão das mudanças climáticas e nossos esforços para lidar com isso dominam nossas notícias, trabalho e pensamento.

O tema apareceu até em reality show de namoro na Netflix: “Love is Blind” teve como uma das participantes Taylor Krause, que trabalha com descarbonização da indústria pesada. 

E também ganhou um festival para chamar de seu em 2024: o Climate Film Festival.

Pelas redes sociais, pedimos aos nossos leitores que compartilhassem suas melhores dicas do que leram, ouviram e assistiram. Também selecionamos recomendações de críticos de mídias especializadas nacionais e internacionais sobre economia verde e questões sociais.

Confira a seleção feita pela equipe do Reset.

Para ler

What if we get it right? 
Autora: Ayana Johnson

Esse livro foi definido por um editor do Climate & Capital Media como “um farol de otimismo transformador” em meio a um cenário literário frequentemente saturado de desespero ambiental. A bióloga marinha Ayana Johnson adota uma abordagem radical: em vez de catalogar desastres iminentes, convida os leitores a imaginar um mundo onde a humanidade navega com sucesso na crise climática.

A força do livro está em sua abordagem interdisciplinar, em que reúne um mosaico de vozes: 20 entrevistas, 5 poemas, 3 capítulos escritos em coautoria, 2 novos trabalhos de artistas, um bilhete do pai e uma citação da mãe da autora. Inclui fazendeiros e financiadores visionários, cientistas, arquitetos, ativistas, indígenas e especialistas em política. 

Projeto Querino
Autor: Tiago Rogero

Um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil. Após o premiado podcast e série de reportagens na Revista Piauí, o Projeto Querino agora se tornou livro. Inspirado no 1619 Project, trabalho da jornalista americana Nikole Hannah-Jones para o The New York Times, Rogero conduz o leitor pelo caminho da excelência e da dor em direção a uma nova compreensão da presença negra na construção do Brasil.

O livro conta com material inédito que amplia os oito episódios do podcast, incluindo entrevistas e imagens de figuras negras que foram apagadas dos manuais de história. De Luiz Gama a Chiquinha Gonzaga e Jorge Ben, passando por dona Laudelina de Campos Melo até chegar na PEC das Domésticas. 

A terra dá, a terra quer 
Autor: Nego Bispo

Muito antes da economia circular, o lavrador e pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos (mais conhecido como Nego Bispo) já evocava a ancestralidade para falar de circularidade. “Somos começo, meio e começo”, dizia o autor, morto no fim de 2023.  

Este livro registra de modo inédito muitos dos saberes transmitidos pela oralidade por esse “lavrador de palavras” acerca do agronegócio, das cidades, das favelas, dos condomínios fechados e da arquitetura. Transitando por muitos mundos, Bispo trata sobre questões cruciais do nosso tempo como ecologia, clima, energia, trabalho, cultivo e alimentação. 

Para assistir

Hacks
Disponível no Max

Na série de comédia sucesso da HBO, a dinâmica entre a extravagante e cínica decana do stand-up Deborah Vance e sua ansiosa e séria redatora da geração Z, Ava Daniels, é uma maneira de explorar desconexões geracionais sobre questões contemporâneas. Um arco importante na terceira temporada da série envolve as visões contrastantes sobre a crise climática

O que Ava vê como um apocalipse ambiental, Deborah considera uma tempestade em copo d’água. A subtrama chega ao auge no quinto episódio da terceira temporada, “One Day”, no qual as duas fazem uma caminhada e se perdem nas florestas da Pensilvânia.

Industry
Disponível no Max

Considerada uma das melhores séries da HBO, Industry tem uma premissa que é velha conhecida do mundo das finanças: um grupo de profissionais recém-formados consegue seu primeiro emprego no Pierpoint, um banco fictício, e competem para ver quem faz mais dinheiro, fecha mais clientes e transa com mais pessoas. 

Lançada em 2024, a terceira temporada traz um enredo sobre abrir o capital de uma empresa de energia limpa, com alguns dos personagens até mesmo participando da COP.

Robô Selvagem
Disponível para aluguel na Apple TV e Prime Video

Uma nave naufraga numa terra desabitada e dá início à aventura do robô Roz. Preso nesta ilha aparentemente sozinho, Roz precisa sobreviver às intempéries da floresta. Sua única esperança é se adaptar ao ambiente hostil e avesso às suas programações. Roz decide entrar em um modo seguro de aprendizagem observando a natureza. 

Essa animação da Dreamworks, um dos filmes centrais da primeira edição do Climate Film Festival, é do mesmo diretor de Lilo & Stitch e Como Treinar o Seu Dragão. Robô Selvagem foi descrito pela crítica especializada com uma história sobre a convivência entre tecnologia e natureza. 

Para ouvir

Arquipélago Verde
Disponível no Spotify e Youtube

Em episódios que duram em média 50 minutos, Lívia Humaire e Leila Figueiredo, duas pesquisadoras brasileiras morando em diferentes locais do planeta, discutem notícias sobre sustentabilidade. Um resumo dos acontecimentos sobre ecopolítica, mudanças climáticas e sociedade. Nos 20 episódios deste ano, as cientistas trataram sobre COP, financiamento climático, eleições e assuntos menos discutidos, como mineração no oceano.

Economia do Futuro
Disponível no Spotify

Quinzenalmente, a jornalista Melina Costa apresenta em um novo episódio como o mundo dos negócios está caminhando para evitar um desastre climático. São apresentadas novas tecnologias, políticas públicas e empresas que avançam na descarbonização do Brasil. Este ano teve cobertura especial da COP com participação da equipe do Reset.

SustenTalks
Disponível no Spotify e Youtube

Nesse programa de entrevistas, a advogada Natascha Schmitt entrevista pessoas que mudam negócios e conta cases que transformam o mundo. No videocast, ela entrevista lideranças brasileiras para mostrar como elas têm pensado o desenvolvimento sustentável do Brasil sob a perspectiva de negócios e investimentos.