
A presidência da COP30 divulgou nesta terça-feira (5) o calendário oficial dos dias temáticos da conferência, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém. A programação é dividida entre os seis eixos definidos pelo Brasil para a agenda de ação da COP.
Esses dias não têm relação com o andamento nem com o conteúdo das negociações, que envolvem somente representantes de governos nacionais. A ideia dos dias temáticos é concentrar anúncios de compromissos coletivos de descarbonização de empresas de um determinado setor, por exemplo.
Uma das ambições da presidência brasileira da COP30 é revigorar esse diálogo com o “resto do mundo” que não é parte formal do processo, mas tem papel decisivo na implementação das decisões tomadas ao longo das últimas décadas.
Os eventos paralelos que acontecem dentro e fora da conferência também costumam acompanhar os temas escolhidos.
“Esses dias temáticos representam um ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro. Cada dia tem como objetivo conectar as negociações ao impacto no mundo real, oferecendo uma plataforma em que a implementação, a equidade e a urgência se encontram. A COP30 é onde a experiência vivida deve se traduzir em ação climática urgente”, disse o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30.
Os dias temáticos da COP30
- 10 e 11 de novembro: Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular e Turismo, com foco em resiliência climática.
- 12 e 13 de novembro: Saúde, Empregos, Educação, Cultura, Justiça e direitos humanos, Integridade da informação e Trabalhadores. Também será apresentado o Balanço Ético Global.
- 14 e 15 de novembro: Energia, Indústria, Transporte, Comércio, Finanças, Mercados de Carbono, gases não-CO2, alinhados às metas de energia renovável, eficiência energética e transição dos combustíveis fósseis.
- 17 e 18 de novembro: Florestas, Oceanos e Biodiversidade, com destaque para Povos indígenas, Comunidades locais e tradicionais, Crianças e a Juventude e Pequenos e médios empreendedores.
- 19 e 20 de novembro: Agricultura, Sistemas alimentares e segurança alimentar, Pesca e Agricultura familiar. Os últimos dias temáticos também se concentram em Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial.
A programação também está disponível no site oficial da COP30.