COP

COP30 anuncia calendário de dias temáticos 

Os seis eixos de moblização do ‘mundo além da COP’ serão divididos ao longo dos 12 dias da conferência

COP30 anuncia calendário de dias temáticos 

A presidência da COP30 divulgou nesta terça-feira (5) o calendário oficial dos dias temáticos da conferência, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém. A programação é dividida entre os seis eixos definidos pelo Brasil para a agenda de ação da COP. 

Esses dias não têm relação com o andamento nem com o conteúdo das negociações, que envolvem somente representantes de governos nacionais. A ideia dos dias temáticos é concentrar anúncios de compromissos coletivos de descarbonização de empresas de um determinado setor, por exemplo.

Uma das ambições da presidência brasileira da COP30 é revigorar esse diálogo com o “resto do mundo” que não é parte formal do processo, mas tem papel decisivo na implementação das decisões tomadas ao longo das últimas décadas. 

Os eventos paralelos que acontecem dentro e fora da conferência também costumam acompanhar os temas escolhidos.   

“Esses dias temáticos representam um ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro. Cada dia tem como objetivo conectar as negociações ao impacto no mundo real, oferecendo uma plataforma em que a implementação, a equidade e a urgência se encontram. A COP30 é onde a experiência vivida deve se traduzir em ação climática urgente”, disse o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30.

Os dias temáticos da COP30

  • 10 e 11 de novembro: Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular e Turismo, com foco em resiliência climática.
  • 12 e 13 de novembro: Saúde, Empregos, Educação, Cultura, Justiça e direitos humanos, Integridade da informação e Trabalhadores. Também será apresentado o Balanço Ético Global.
  • 14 e 15 de novembro: Energia, Indústria, Transporte, Comércio, Finanças, Mercados de Carbono,  gases não-CO2, alinhados às metas de energia renovável, eficiência energética e transição dos combustíveis fósseis.
  • 17 e 18 de novembro: Florestas, Oceanos e Biodiversidade, com destaque para Povos indígenas, Comunidades locais e tradicionais, Crianças e a Juventude e Pequenos e médios empreendedores.
  • 19 e 20 de novembro: Agricultura, Sistemas alimentares e segurança alimentar, Pesca e Agricultura familiar. Os últimos dias temáticos também se concentram em Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial.

A programação também está disponível no site oficial da COP30.