Plant-based: NotCo recebe US$ 70 milhões e acelera B2B

Em extensão da série D, foodtech atrai CEO do Mercado Livre e espera lucrar com linha B2B até 2024

Imagem de produtos da empresa NotCo um ao lado do outro. DA esquerda para direita, há NotChicker Burguer, Not IceCream de morango, NotMayo, NotMilk e Notburguer
A A
A A

A foodtech NotCo acaba de receber um novo aporte de US$ 70 milhões que reforça sua posição de caixa num momento de escassez de recursos para startups em geral e traz conforto para impulsionar o uso de sua inteligência artificial para produção de alimentos plant-based por outras empresas. 

Provocada por investidores, a empresa decidiu estender a rodada série D, que havia sido realizada na metade do ano passado, abrindo as portas para novos acionistas.

A Princeville Capital, que foca em negócios de rápido crescimento ligados à tecnologia, liderou o investimento, que contou também com o fundador e CEO do Mercado Livre, Marcos Galperin. A Bezos Expeditions, de Jeff Bezos, Tiger Global, L Catterton, Kaszek Ventures, Future Positive e The Craftory, que já investiam na NotCo, acompanharam o aporte. 

O valuation da NotCo foi reafirmado em US$ 1,5 bilhão. 

Com folga de caixa, a startup chilena quer acelerar sua recém-criada unidade B2B, que permite que marcas de bens de consumo embalados (CPG), fornecedores de ingredientes e provedores de tecnologia também utilizem o Giuseppe, como é conhecida a plataforma de inteligência artificial da NotCo. A expectativa é que até 2024 a empresa lucre com o licenciamento para outros fabricantes. 

O Giuseppe é o coração da NotCo e é a partir dele que todos os seus produtos são criados.

Sabendo da demanda de consumidores por produtos com proteína vegetal análogos aos de proteína animal, a startup usa a IA para entender alimentos em seu nível molecular e encontrar alternativas para textura, sabor, aroma e valor nutricional. Foi assim que perceberam que abacaxi e coco têm moléculas equivalentes às do leite, por exemplo. São realizados mais de 100 testes a cada mês para tornar o Giuseppe cada vez mais inteligente. 

Expansão no Brasil

A NotCo já investiu mais de US$ 150 milhões no Brasil e, só em 2022, ampliou sua presença para os Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Também foram introduzidas novas categorias de produtos no mercado local, como o NotCreme de leite e a linha NotMeat, que inclui quibe, almôndega e carne moída plant-based. 

A startup atua em 12 países e tem foco na América Latina, mas também está presente nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.

Em nota, o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick destacou o trabalho que vem sendo realizado na joint venture com a Kraft Heinz, desde o início do ano, e disse estar entusiasmado para “desenvolver novas e impactantes parcerias alavancando nossa tecnologia proprietária”.