Imagem de produtos da empresa NotCo um ao lado do outro. DA esquerda para direita, há NotChicker Burguer, Not IceCream de morango, NotMayo, NotMilk e Notburguer

A foodtech NotCo acaba de receber um novo aporte de US$ 70 milhões que reforça sua posição de caixa num momento de escassez de recursos para startups em geral e traz conforto para impulsionar o uso de sua inteligência artificial para produção de alimentos plant-based por outras empresas. 

Provocada por investidores, a empresa decidiu estender a rodada série D, que havia sido realizada na metade do ano passado, abrindo as portas para novos acionistas.

A Princeville Capital, que foca em negócios de rápido crescimento ligados à tecnologia, liderou o investimento, que contou também com o fundador e CEO do Mercado Livre, Marcos Galperin. A Bezos Expeditions, de Jeff Bezos, Tiger Global, L Catterton, Kaszek Ventures, Future Positive e The Craftory, que já investiam na NotCo, acompanharam o aporte. 

O valuation da NotCo foi reafirmado em US$ 1,5 bilhão. 

Com folga de caixa, a startup chilena quer acelerar sua recém-criada unidade B2B, que permite que marcas de bens de consumo embalados (CPG), fornecedores de ingredientes e provedores de tecnologia também utilizem o Giuseppe, como é conhecida a plataforma de inteligência artificial da NotCo. A expectativa é que até 2024 a empresa lucre com o licenciamento para outros fabricantes. 

O Giuseppe é o coração da NotCo e é a partir dele que todos os seus produtos são criados.

Sabendo da demanda de consumidores por produtos com proteína vegetal análogos aos de proteína animal, a startup usa a IA para entender alimentos em seu nível molecular e encontrar alternativas para textura, sabor, aroma e valor nutricional. Foi assim que perceberam que abacaxi e coco têm moléculas equivalentes às do leite, por exemplo. São realizados mais de 100 testes a cada mês para tornar o Giuseppe cada vez mais inteligente. 

Expansão no Brasil

A NotCo já investiu mais de US$ 150 milhões no Brasil e, só em 2022, ampliou sua presença para os Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Também foram introduzidas novas categorias de produtos no mercado local, como o NotCreme de leite e a linha NotMeat, que inclui quibe, almôndega e carne moída plant-based. 

A startup atua em 12 países e tem foco na América Latina, mas também está presente nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.

Em nota, o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick destacou o trabalho que vem sendo realizado na joint venture com a Kraft Heinz, desde o início do ano, e disse estar entusiasmado para “desenvolver novas e impactantes parcerias alavancando nossa tecnologia proprietária”.