
Belém – Depois de mais de dois anos de impasse, está decidido que a COP31 vai acontecer na Turquia, mas com um arranjo inédito. Os turcos ocuparão a presidência da COP, mas as negociações serão lideradas pelos australianos, que estavam na disputa para receber a próxima Conferência do Clima da ONU.
Não há detalhes sobre a divisão de tarefas na prática. A condução das negociações é parte essencial das atribuições da presidência das COPs, e o trabalho de costura se dá ao longo de todo o ano pelos diplomatas do país anfitrião, culminando na reunião de duas semanas.
O pleito da Austrália era conjunto com os países-ilha do Pacífico, que estão entre as nações mais ameaçadas pela mudança do clima. Eleito em maio, o premiê australiano, Anthony Albanese, havia prometido em sua campanha que levaria a conferência para a cidade de Adelaide.
A COP31 vai ser realizada em Antalya (foto), cidade na costa mediterrânea da Turquia conhecida por suas praias de água azul turquesa. As datas ainda não foram anunciadas.