Vale vai fornecer minério para startup sueca de aço verde

Matéria-prima da mineradora brasileira será utilizada em planta da H2 Green Steel, uma das pioneiras na siderurgia baseada em hidrogênio

Logotipo da mineradora Vale
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Atualizada às 11h de 10 de agosto*

A startup sueca H2 Green Steel, que vai produzir aço verde em uma nova planta a partir de 2025, anunciou hoje um acordo de fornecimento com a Vale.

A siderúrgica utilizará hidrogênio verde em seu processo, o que representaria uma redução de 95% nas emissões de CO2 em relação ao método, baseado em altos-fornos que queimam carvão.

A mineradora brasileira vai vender aos suecos pelotas de ferro usadas no processo de redução direta.

Essa rota de produção já é utilizada hoje, mas com gás natural. A empresa sueca está entre as pioneiras na substituição desse combustível fóssil pelo hidrogênio verde em operações de escala comercial.

A Suécia é uma das maiores produtoras de minério de ferro da Europa, mas a qualidade do insumo é um dos limitadores para a aplicação da nova tecnologia.

Isso significa uma lista restrita de mineradoras que podem fornecer para a empresa. A Vale é a maior produtora do mundo de pelotas de redução direta.

A H2 Green Steel também anunciou um acordo com a anglo-australiana Rio Tinto. A siderúrgica vai vender sua produção inicial para companhias como Mercedes-Benz e Scania.

O transporte das pelotas de Tubarão, no Espírito Santo, até a cidade de Boden, no norte da Suécia, terá impacto marginal na intensidade de carbono do produto final, afirma a companhia.

A logística acrescenta apenas cerca de 50 quilos de CO2 na contabilidade climática do aço da H2 Green Steel – que vai evitar o lançamento de cerca de 1,8 tonelada de CO2 na atmosfera na comparação com o de uma siderúrgica tradicional.

O fornecimento para a empresa sueca também vai contribuir com a meta da Vale de reduzir, até 2035, em 15% suas emissões de escopo 3. As clientes da mineradora na siderurgia são hoje responsáveis pela maior porção das emissões indiretas da companhia.

* Foi corrigida a seguinte informação: as pelotas serão embarcadas no Porto de Tubarão, que fica no Espírito Santo, não em Santa Catarina, como anteriormente publicado.