A Ambipar iniciou nesta segunda-feira um roadshow para captar US$ 500 milhões em green bonds no exterior. Se concretizada, a rodada será a estreia da empresa de prestação de serviços ambientais no mercado internacional de dívidas verdes.
O objetivo é usar os recursos para antecipar o pagamento de dívidas de mais curto prazo da empresa e estender a duração média de suas dívidas de três anos e meio para cinco.
Melhorar o limite de crédito bancário e diversificar as fontes de financiamento, abrindo as portas dos mercados de capitais internacionais, também estão entre as intenções.
O prazo dos títulos de dívida deve ser de sete anos. Os coordenadores são o Bank of America (BofA), BTG Pactual, Itaú BBA e Morgan Stanley.
O caráter “green” dos papéis se dá pelo comprometimento da Ambipar de alocar o mesmo volume de recursos para projetos verdes elegíveis pelo framework da empresa, que promovam eficiência energética ou acesso à água tratada, por exemplo.
A primeira apresentação foi virtual, mas executivos da empresa devem passar por Londres, Boston e Nova York até a próxima segunda-feira, 29.