Positiva busca R$ 9 mi para expandir a 'faxina verde'

Startup de produtos de limpeza ecológicos abre captação em plataforma de crowdfunding com tíquete inicial de R$ 5 mil

Sabão de coco da Positiv.a, fabricante de bens de consumo ecológicos
A A
A A

A Positiva, marca de produtos de limpeza e higiene ecológicos, acaba de lançar uma rodada de captação de R$ 9 milhões em uma plataforma de equity crowdfunding. Os investimentos podem ser feitos a partir de R$ 5 mil no Kria.

Fundada em 2016, a empresa comercializa produtos veganos em embalagens 100% recicláveis, muitas vezes totalmente recicladas. Neste ano, entraram para o portfólio pasta de dente, lava louças líquido e sabão de coco em pó. Ao todo, são 25 produtos de cuidados pessoais e 40 de limpeza. 

Na rodada, a Positiva foi avaliada em R$ 45 milhões. Para os investidores, a oportunidade de saída mais provável é a aquisição por uma companhia de bens de consumo que queiram expandir o portfólio de produtos ecológicos, sugere a startup. Metade dos produtos vendidos pela empresa tem preço igual ou menor que os concorrentes convencionais, considerando o rendimento no uso, segundo estimativas próprias.

Na rodada aberta, sete investidores já se comprometeram a aportar R$ 4,1 milhões na startup. 

A maior parte do dinheiro será investida em redução do endividamento e integração e transformação da fábrica, com internalização de produção e melhorias na logística.

A empresa já tinha captado outros R$ 2,9 milhões em rodadas pré-seed e seed pelo Impulsum, venture capital de impacto cofundado por Leandro Menezes, atual CEO da Positiva. 

No ano passado, a Positiva faturou R$ 15,9 milhões. A expectativa é que esse valor quadruplique nos próximos cinco anos, diz em nota o sócio fundador e co-CEO Alex Seibel.

“Entendemos a importância do segmento e achamos que o nicho de consumidores buscando produtos sustentáveis crescerá muito, pegando a onda de países já desenvolvidos, onde esse mercado já é bastante representativo”. 

A Positiva já vendeu mais de 2,3 milhões de itens a 80 mil clientes.