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Seu produto é carbono neutro? Pense de novo

De camisetas a passagens de avião, conjunto de regras em estudo na União Europeia quer botar ordem na bagunça das rotulagens ambientais

UE avança para barrar greenwashing em produtos

(Esse texto foi publicado em primeira mão na newsletter Carbono Zero. Inscreva-se aqui.)

Um novo conjunto de regras em discussão na União Europeia quer botar ordem na bagunça dos rótulos de benefícios ambientais, como “carbono neutro” e “100% reciclado”, na indústria de bens de consumo.

Referência no mundo quando o assunto é regulação climática, o bloco quer evitar o greenwashing e permitir que os consumidores tomem decisões mais conscientes. 

Voltada para itens tão comuns quanto peças de roupa, alimentos, bebidas e passagens de avião, a regulação exige que qualquer alegação ambiental seja corroborada por dados científicos “de alta qualidade” e verificada por uma terceira parte.

Ainda há pouca clareza sobre a implementação na prática. Mas um ponto ficou estabelecido: alegar que o produto é carbono neutro apenas com a compra de créditos de carbono não vai colar. 

Qualquer rótulo do tipo vai precisar especificar a quantidade de offsets usada e considerar todo o ciclo de vida do produto.

Mais da metade das alegações de benefícios ambientais e climáticos de produtos na região eram falsas, imprecisas ou enganosas, mostrou um estudo encomendado pela Comissão Europeia, braço executivo do bloco. 

O texto, ainda em rascunho, precisa passar pelo Parlamento Europeu e ser aprovado pelos 27 países-membros para entrar em vigor. 

Mas quem não cumprir pode sofrer penalidades que vão desde a retirada dos produtos das prateleiras até multas que podem chegar a 4% da receita da empresa no país onde a regra foi infringida.
Será que a moda pega no Brasil?