A Natura &Co fechou a venda da sua marca de cosméticos Aesop para o grupo francês L’Oréal por pouco mais de US$ 2,5 bilhões. O anúncio deve ser feito em breve.
A compra será paga 100% em dinheiro, ajudando a reduzir a dívida bruta da fabricante brasileira de cosméticos.
A informação de que o grupo brasileiro estudava se desfazer da Aesop foi antecipada pelo Reset em setembro do ano passado e, inicialmente, negada pelo grupo. A confirmação de que alternativas estratégicas para a marca estavam em estudo só viria um mês depois.
A australiana Aesop foi adquirida em 2013 por US$ 100 milhões e era o negócio que crescia de forma mais acelerada, na casa dos 20% ao ano, e respondia por cerca de 6% das receitas do grupo brasileiro.
A venda faz parte do plano de reestruturação e reposicionamento estratégico da empresa a partir da chegada de Fabio Barbosa ao posto de CEO em junho do ano passado.
Por ser um ativo que atraía o interesse de muitas empresas de cosméticos e por não fazer parte do negócio central do grupo Natura, a Aesop se tornou a opção mais viável para fazer caixa e ajudar a recuperar a saúde financeira do grupo.
Além da L´Oréal, a marca também atraiu o interesse de LVMH e Shiseido.