A família real confirmou a ida do príncipe William a Belém. A cidade será capital simbólica do Brasil durante o evento. Confira os destaques sobre a COP30 nesta semana.
Príncipe presente
O príncipe William vai comparecer da COP30, representando o pai, o rei Charles 3º. Ele estará em Belém no dia 6 de novembro, segundo o comunicado oficial. A visita acontecerá durante a Cúpula dos Líderes, que este ano será realizada alguns dias antes da conferência para dar conta da logística associada à presença de dezenas de chefes de Estado e de governo.
Antes, William vai participar da cerimônia do Earthshot Prize – prêmio global que reconhece soluções para um planeta mais sustentável, no Rio de Janeiro. Na cidade, ele vai participar de uma série de compromissos relacionados ao meio ambiente.
Freio nos preços?
A Justiça do Pará concedeu liminar para restringir a alta dos preços de hospedagem nas plataformas Booking.com e Agoda durante o período da conferência. A decisão estabelece o teto de três vezes o valor da alta temporada. Os sites também estão obrigados a comunicar à Justiça os hotéis e pousadas que estiverem com preços exagerados. A multa em caso de descumprimento é de R$ 50 mil por dia.
Capital simbólica
Belém será a capital do Brasil durante a realização da COP30. O Senado aprovou a transferência simbólica nesta terça-feira (7) e o projeto segue para aprovação do presidente Lula.
A ideia é que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário conduzam suas atividades na capital do Pará entre 11 e 21 de novembro para reforçar a “importância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, segundo a deputada Duda Salabert (PDT-MG), autora do projeto.
Contra a fome
governo Lula quer aproveitar a COP30 para tentar aprovar uma declaração global contra a fome e a pobreza. O texto foi discutido pela Aliança Global Contra a Fome (iniciativa da presidência brasileira do G20, no ano passado) e já foi apresentado aos países da Convenção do Clima, a UNFCCC. As informações são da CNN.
A ideia é que uma eventual aprovação da declaração seja anunciada em 7 de novembro, em Belém, disse Saulo Arantes Ceolin, diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty ao canal de notícias. A proposta se deve à avaliação do governo brasileiro de que o tema da fome está intrinsecamente ligado à questão climática.
Ônibus exclusivo
O governo brasileiro anunciou as rotas de ônibus gratuitos para os credenciados à Zona Azul (ou Blue Zone), área reservada às delegações oficiais e observadores e onde acontecem as negociações.
Serão 15 linhas ligando pontos estratégicos da cidade, como aeroporto, Parque da Cidade, Hangar, Centro de Convenções e o centro de Belém. A operação será ininterrupta, funcionando 24 horas por dia, de 1º a 23 de novembro. Informações sobre itinerários e pontos de embarque estão disponíveis no site oficial da COP30.
O site também reúne informações sobre outras opções de transporte, como carros de aplicativos, táxis, veículos alugados e particulares, bicicletas e patinetes.