TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

BYD promete carregar carros elétricos em cinco minutos. Mas só na China

Modelos usam plataforma nova, com motor e chips de silício que suportam tensão maior

Concessionária da BYD

A BYD apresentou nesta segunda-feira (17) uma tecnologia que promete igualar o tempo de carregamento das baterias dos carros ao tempo gasto hoje para encher um tanque com combustível.

Em cinco minutos, o novo sistema da fabricante chinesa de carros elétricos fornece 470 quilômetros de autonomia.  Ele estará disponível nos modelos sedã Han L e Tang L, a partir de abril, custando entre US$ 37 mil e US$ 39 mil na China.

A velocidade supera até mesmo a obtida pela rede de carregamento rápido da americana Tesla, que fornece 275 quilômetros de autonomia em 10 minutos.

O anúncio levou as ações da BYD a um patamar recorde na Bolsa de Hong Kong, fazendo o valor de mercado da companhia chegar a US$ 158 bilhões.

Fabricantes têm investido alto para diminuir o tempo para carregar baterias de carros elétricos. Esse é dos principais motivos por trás da hesitação de consumidores em migrar para os modelos.

Na semana passada, a alemã Mercedes apresentou um sedã elétrico com carregamento de 325 quilômetros de autonomia em 10 minutos.

Como funciona o carregamento da bateria

O sistema é formado por uma nova geração de baterias, postos de carregamento, motor de 30 mil rotações e chips de carboneto de silício, que suportam mais tensão.

Canais de íons de ultra-alta velocidade entre a extremidade positiva e negativa permitem reduzir a resistência interna em 50%. Ela determina a velocidade de absorção e fornecimento de energia.

A BYD afirma que esse é o sistema mais rápido do mundo, com uma média de carregamento de dois quilômetros por segundo. A potência chega a 1 megawatt.

O carregamento rápido estará disponível apenas na China, onde serão construídos 4 mil postos.

Com domínio no mercado chinês, a BYD mira países como o Brasil com produção local. Apesar de um atraso recente, a empresa quer iniciar a produção de carros no município de Camaçari (BA) ainda este ano, onde fabricará um híbrido movido a etanol.