A Volkswagen anunciou que fará uma oferta pública inicial da Porsche entre setembro e outubro deste ano. Um dos objetivos do IPO é levantar recursos para a eletrificação dos carros da montadora alemã, declarou o CFO da companhia, Arno Antlitz.
A emblemática marca esportiva pode ser avaliada entre € 60 bilhões e € 85 bilhões, segundo analistas da corretora Cowen.
O plano é listar na bolsa de Frankfurt apenas 12,5% das ações da Porsche. A Volkswagen poderia obter €10,6 bilhões, o que representaria uma das maiores ofertas públicas iniciais no mercado europeu em anos, a despeito da crise global nos mercados.
“As possíveis receitas nos darão flexibilidade para acelerar a nossa transição”, afirmou Arno Anlitz em um comunicado interno da Volkswagen.
Além da oferta pública, 12,5% das ações serão vendidas para as famílias Piëch e Porsche, o que mudará a relação entre duas das marcas de carro mais famosas do mundo. A VW controla a fabricante de esportivos desde 2012. Depois do IPO da Porsche, a relação seria de cooperação. Oliver Blume, recém-empossado CEO da Volkswagen, no entanto, acumulará a presidência da Porsche.
Além disso, as ações que serão colocadas à venda não terão direito a voto. Essas questões de governança preocupam investidores europeus, diz o Financial Times.
Se o cenário otimista vislumbrado pelos executivos se confirmar, os recursos que a fabricante alemã espera obter reforçarão seu plano de injetar cerca de € 73 bilhões de euros em eletrificação, hibridização e desenvolvimento de software para carros autônomos.
A maior parte desse total (€ 35 bilhões) será usada para fazer do carro elétrico o novo carro popular, com preços mais acessíveis que os atuais e maior volume de produção. Hoje, os consumidores têm de esperar sua vez na fila para dirigir um modelo a bateria.
No início do ano, a empresa já havia anunciado um investimento, em conjunto com parceiros, de € 20 bilhões na construção de uma fábrica de baterias na Espanha, seis fábricas de veículos pela Europa e duas na América do Norte.
De 2025 em diante, a Volkswagen projeta vender mais de 3 milhões de carros totalmente elétricos por ano.
Segundo Arno Antlitz, tudo está indo conforme o plano desenhado no início do ano, antes da invasão russa na Ucrânia e das ondas de calor no Hemisfério Norte, que basicamente tinham fechado o mercado para novas listagens públicas.
A confiança dos executivos da Volks no IPO da Porsche se baseia nos lucros da marca mesmo em condições ruins de mercado, como foi o período da pandemia de Covid-19.
Em 2020, foram vendidos pouco mais de 272 mil carros Porsche, o que representou uma queda de apenas 3% em relação ao ano anterior. Em 2021, a marca chegou a 300 mil unidades, gerando €33 bilhões em receita, com uma margem operacional de 18%.
Apesar de a Porsche representar menos de 3% das vendas totais de veículos de passageiros da Volkswagen, ela contribui com 50% do Ebitda da companhia.