A Toyota anunciou hoje um investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir um novo carro no interior de São Paulo.
Será um compacto híbrido flex, ou seja, além do motor a gasolina e etanol, ele contará também com uma bateria carregada automaticamente quando o carro freia ou desacelera. O nome do modelo não foi revelado.
O projeto se beneficia do programa de incentivos ProVeículo Verde, do governo do Estado, que libera créditos acumulados de ICMS para empresa que invistam na produção de veículos que gerem menos emissões.
O lançamento deve acontecer no final de 2024. Os motores serão produzidos na fábrica da Toyota em Porto Feliz, e o carro será finalizado em Sorocaba.
A montadora japonesa já vende dois modelos que utilizam essa tecnologia mista, o Corolla sedã e o Corolla Cross.
Com o Prius, lançado em 1997, a Toyota inaugurou a era dos motores híbridos. Mas a montadora está atrasada no mundo dos elétricos puros.
Muitos observadores afirmam que os carros 100% elétricos – carregados na tomada, como um Tesla – devem demorar um pouco mais para ganhar as ruas do Brasil.
Somente agora os elétricos puros começam a ser vendidos em grande volume nos grandes mercados mundiais: China, Estados Unidos e Europa.
No Brasil, a aposta é que a descarbonização dos transportes leves vai passar primeiro por modelos híbridos, com a eletrificação completa numa fase seguinte.
Além de atender o mercado local, o carro da Toyota deve ser exportado para 22 países da América Latina, afirma o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang.
A empresa vai receber R$ 1 bilhão em devoluções de ICMS, escalonados ao longo de quatro anos.