Com a Honda, Sony apresenta seu carro elétrico

Para competir no segmento de luxo, gigantes japonesas apostam em um veículo baseado em tecnologia digital de ponta

O protótipo do carro elétrico da Afeela, joint-venture da Sony com a Honda
A A
A A

Sony e Honda apresentaram na noite de ontem o protótipo do carro elétrico que vão produzir juntas. A previsão é que os primeiros modelos da Afeela, nome da joint-venture das duas gigantes japonesas, sejam entregues em 2026.

O lançamento aconteceu na Consumer Electronics Show, a CES, em Las Vegas.

É um sinal dos tempos. O evento, tradicionalmente dedicado a gadgets e tecnologias de uso doméstico, tornou-se o palco escolhido pela indústria automobilística para apresentar suas novidades – que costumam envolver cada vez mais computação, baterias e motores elétricos.

s montadoras para apresentar suas novidades – que costumam envolver cada vez mais computação e motores elétricos.“No coração dessa experiência de mobilidade está a palavra ‘sentimento’”, disse o CEO Yasuhide Mizuno, em referência ao nome da nova empresa, que contém o verbo feel.

Uma das prioridades dos carros serão sensores e tecnologias que permitirão uma maior interação entre motorista e máquina – daí a entrada na Sony na sociedade.

O protótipo está equipado com 45 câmeras e sensores internos e externos. Uma das funções previstas é monitorar o estado de atenção do motorista.

O evento de apresentação incluiu todas as buzzwords do mundo digital: realidades virtual e aumentada, inteligência artificial e Lidar, radares ópticos baseados em laser que são a base dos veículos autônomos.

O software e a usabilidade dos recursos digitais do veículo têm a mesma prioridade de desenvolvimento que a performance nas ruas, afirmou Mizuno.

As interfaces digitais usarão o mesmo código base por trás de videogames populares, como o Fortnite. Criada pelo estúdio Epic Games, a tecnologia também está presente em carros da GM e é mais um sinal da convergência entre as montadoras e o Vale do Silício.  

Anunciada no ano passado, a Afeela vai entrar no congestionado segmento de veículos elétricos de luxo. Inaugurado e ainda dominado pela Tesla, o mercado hoje conta com nomes tradicionais como Mercedes-Benz, BMW, Volvo e Audi.

Ainda há poucos detalhes sobre os modelos que a joint-venture pretende lançar ou indicações de preço e volume de produção. Os primeiros carros serão vendidos nos Estados Unidos, e só depois no Japão e na Europa.