Chinesa GWM começa a produzir carros híbridos no Brasil em 2024

Montadora comprou fábrica paulista que era da Mercedes; investimento será de R$ 4 bi nos próximos dois anos

A SUV Haval H6, da GWM, Brasil
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A montadora chinesa Great Wall Motor anunciou que vai começar a fabricar seus carros híbridos e elétricos no interior de São Paulo em maio do ano que vem.

A planta, que até 2021 pertencia à Mercedes Benz e foi adquirida pelos chineses, vai receber R$ 4 bilhões em investimentos nos próximos dois anos. O objetivo é aumentar a capacidade de produção de 20 mil para até 100 mil carros por ano.

A fábrica da cidade de Iracemópolis será a maior da GWM no Ocidente. A montadora tem outras unidades fabris na China, na Rússia e na Tailândia.

Os dois primeiros modelos a sair da linha de produção serão híbridos flex. A companhia afirma que eles estão sendo desenvolvidos para o mercado brasileiro e serão exportados para outros países da América Latina.

Carros híbridos flex são uma aposta das montadoras como um passo intermediário para a descarbonização da frota brasileira de veículos leves. A Toyota também anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão na tecnologia.

O motor flex funciona tanto com gasolina como etanol. Híbrido significa que o carro tem também um motor elétrico, que pode ser autocarregado (com a energia recuperada das frenagens por exemplo) ou plug-in (pode ser carregado na tomada).

Esse design misto exige baterias menores e, portanto, oferece uma redução significativa de custo.

A picape GWM Pouer, que foi exibida parcialmente camuflada, será o primeiro carro flex da montadora chinesa. O objetivo declarado da companhia é atingir a neutralidade de carbono em 2045.

A cerimônia contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio. “A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes”, afirmou.

Fundada em 1989, a GWM é uma companhia de capital 100% privado. A montadora é uma das líderes globais no segmento de picapes médias. O plano anunciado pela empresa em sua chegada ao país é investir R$ 10 bilhões até 2032.

O primeiro modelo a ser vendido no Brasil é a SUV Haval H6 (foto), que é importada da China e depois passará a ser produzida na fábrica paulista.