Gigante do petróleo, Exxon vai produzir lítio para baterias

Supermajor americana quer ser uma das líderes na produção do minério até o fim da década; primeira produção será nos EUA

Carro elétrico é abastecido de energia
A A
A A

A ExxonMobil anunciou que vai começar a produzir lítio nos Estados Unidos a partir de 2027, uma guinada para a empresa que vinha concentrando todos os esforços nos combustíveis fósseis.

A companhia afirma que seu objetivo é ser uma das principais produtoras de lítio do mundo até 2030. O minério é um dos insumos essenciais para as baterias usadas em carros elétricos e eletrônicos de consumo.

As primeiras reservas exploradas pela companhia ficam no subsolo de uma área de cerca de 50 mil hectares do Arkansas, no sul americano. O lítio está presente em aquíferos salinos subterrâneos.

O investimento não foi revelado. A companhia afirma que seu objetivo é produzir lítio para 1 milhão de carros elétricos por ano no final da década.

A Exxon é a primeira das gigantes do petróleo a entrar no negócio dos chamados minérios da transição energéticas.

Diferentemente de grandes petroleiras europeias como BP e Shell, que há anos vêm fazendo investimentos em energias renováveis, as empresas americanas seguem comprometidas com o petróleo e o gás.

As semelhanças com o que a companhia faz é uma das explicações para a decisão. “Estamos perfurando poços de 3 mil metros. Isso obviamente tem tudo a ver com nossas capacidades e conhecimentos”, afirmou o responsável pelo negócio de baixo carbono da Exxon, Dan Amman, em entrevista ao Financial Times.

Nova tecnologia

O lítio que será explorado pela Mobil Lithium, nome da nova área de negócios, está presente na forma de salmouras em reservatórios subterrâneos, como os do Chile e da Argentina.

Tipicamente, esse líquido é bombeado para a superfície, e o o lítio é separado por evaporação. A Exxon pretende usar uma técnica diferente, conhecida como extração direta.

O método envolve o uso de químicos para “filtrar” a salmoura. É uma maneira mais rápida e mais eficiente de obtenção do minério, mas que ainda não é aplicada em larga escala por causa do custo.

Na Austrália, maior produtor do mundo, e no Brasil, o lítio é encontrado em rochas, e a extração é mais parecida com a mineração tradicional.

Imagem: Possessed Photography, via Unsplash