Marfrig atinge nota máxima no CDP

Organização internacional pontua empresas segundo iniciativas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, preservar recursos hídricos e proteger florestas

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Marfrig atinge nota máxima no CDP
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A Marfrig recebeu pontuação máxima (Nota A) na categoria “Mudanças Climáticas” da edição 2023 da lista anual do CDP (Carbon Disclosure Project), organização internacional sem fins lucrativos que incentiva empresas e governos a reduzirem impactos ambientais. Foi o melhor desempenho entre as companhias do setor de proteína bovina. 

O CDP avaliou mais de 23 mil empresas que responderam a um questionário com suas respectivas ações em três categorias: mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas.

Maior produtora global de hambúrgueres, em 2022 a Marfrig já havia recebido A-, a segunda melhor nota, nestas três categorias. Em 2023, graças à implementação e ao avanço de diversas ações focadas em diminuir o impacto de suas operações, a empresa subiu para a pontuação máxima em “Mudanças Climáticas”. Nas outras duas categorias, manteve a nota anterior.

O avanço enfatiza os resultados e a importância do programa Verde+, lançado em 2020. O plano previu inicialmente investimento de R$ 500 milhões para garantir que 100% da cadeia de produção da empresa seja sustentável, rastreada e livre de desmatamento. E devido ao sucesso nas ações implantadas essa meta foi antecipada para o ano de 2025.

Também em 2020, a Marfrig formalizou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para implementar protocolos de carne carbono neutro e carne de baixo carbono. 

O acordo de colaboração prevê que as práticas de manejo da pastagem, ajuste de carga animal e adubação adequada à demanda das plantas forrageiras e ao nível de intensificação do sistema. Além de qualidade do produto final, os protocolos garantem balanço reduzido de emissões no caso da Carne de baixo carbono.

Com o Verde+, a Marfrig foi a primeira empresa do setor pecuário brasileiro a lançar um compromisso para rastrear toda sua cadeia de produção. 

Por meio de um sistema de geomonitoramento por satélite e em real-time, bem como uma estratégia de engajamento com os fornecedores, hoje a companhia tem visibilidade sobre 100% de seus fornecedores diretos, e já atingiu 85% de sua cadeia indireta na Amazônia e 70% sobre os fornecedores indiretos que estão no Cerrado. 

E até 2025 terá 100% dos fornecedores indiretos totalmente monitorados, garantindo uma produção livre de desmatamento e de baixa emissão de gases de efeito estufa.

A empresa tem atuado em conjunto com os fornecedores para ajudá-los na regularização, os acompanhando e oferecendo suporte com assistência técnica e jurídica. Desde o início do Verde+, mais de 3 mil produtores foram regularizados. 

Ranking conceituado

Os questionários do CDP estão alinhados às recomendações do Força-Tarefa para Divulgação Financeira Relacionada ao Clima (TCFD), grupo formado em 2015 pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB). Isso confere à lista uma credibilidade importante no mercado. 

O TCFD lista quatro recomendações que devem ser amplamente adotadas para divulgações financeiras relacionadas ao clima – de governança, estratégia, gestão de riscos e métricas e metas. São parâmetros fundamentais na transição para uma economia de baixo carbono.  

Além de apontar que estão no caminho certo rumo à melhoria ambiental contínua, os desempenhos das empresas na pontuação do CDP orientam decisões de investidores globais.

Este ano, apenas 11 empresas brasileiras atingiram a melhor nota – a Marfrig é a única produtora de carne bovina entre elas. Em 2022, eram apenas cinco.

O questionário apresentado pelo CDP é dividido em 15 módulos e levanta informações sobre o que cada empresa vem desenvolvendo nas seguintes áreas: 

  • Governança
  • Riscos e oportunidades
  • Estratégia de negócios
  • Metas e desempenho
  • Metodologia sobre as emissões
  • Dados das emissões
  • Energia
  • Métricas adicionais
  • Verificação
  • Precificação do carbono
  • Engajamento
  • Biodiversidade

Além de responder ao questionário, as empresas precisam divulgar publicamente suas iniciativas e estratégias para mitigar impactos ambientais. 

Segundo a organização, a cada ano a metodologia eleva o nível do que se qualifica como liderança ambiental, em conformidade com os avanços da ciência climática e das políticas globais.  “As empresas com nota A são aquelas que acompanham os requisitos em constante evolução.”

Na edição 2023, o CDP exigiu a verificação de 100% das emissões dos escopos 1 e 2 (emissões diretas e indiretas) e 70% das emissões do escopo 3 (emissões da cadeia produtiva). Antes, eram exigidas a verificação de apenas 70% de todos os escopos. 

A verificação deve ser realizada por um órgão externo credenciado e com competência para realizar a verificação GHG (Greenhouse Gas). Ele deve ser independente das organizações que coletaram ou forneceram os dados, e daquelas que possam utilizá-los.

Sobre a marca:

A Marfrig é líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo, em capacidade.