Embora as políticas de diversidade e inclusão (D&I) estejam há algum tempo no radar da KLM, elas ganharam impulso recentemente na companhia aérea holandesa.
No início focadas na promoção de mulheres para cargos de liderança, a diversidade e inclusão são importantes para a KLM e estão presentes em seu desenvolvimento de políticas.
“A KLM deseja proporcionar aos funcionários a mesma sensação de segurança que os passageiros sentem ao voar conosco”, explica Joost van der Sande, diretor de Estratégia de Varejo e presidente do “Over the Rainbow”, uma rede de funcionários que tem representado, apoiado e conectado a comunidade LGBTQIA+ dentro da companhia desde 2010.
Uma iniciativa semelhante é o “Connecting Colors”, voltado para representar funcionários multiculturais na luta contra o racismo. O escopo expandiu-se além das mulheres, e a empresa agora busca inclusão em vários aspectos, de acordo com o executivo.
Sande explica que o “Over the Rainbow” desempenha um papel significativo como um grupo de recursos para funcionários, voluntários que se esforçam para apoiar a comunidade LGBTQIA+ na KLM em todo o mundo.
O grupo, liderado por Sande, colabora diretamente com a alta administração para abordar questões envolvendo membros da comunidade, influenciando mudanças práticas para os funcionários LGBTQIA+.
Um exemplo do impacto do grupo foi a criação, a partir de 2021, de políticas específicas para apoiar funcionários transgêneros e aqueles em transição.
A empresa também está explorando maneiras de aprimorar políticas para famílias LGBTQIA+ em relação a viagens de funcionários, licença parental, menopausa e outras questões específicas.
Apesar do progresso, a empresa enfrenta desafios internos e externos, já que algumas pessoas questionam a necessidade dessas iniciativas.
O executivo enfatiza a importância de garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem, sintam que podem ser elas mesmas na KLM.
Ao expandir suas iniciativas de D&I, a companhia aérea procura maneiras de integrar melhor pessoas mais velhas e aquelas com necessidades específicas, incluindo deficiências físicas e neurodiversidade, demonstrando o compromisso contínuo da empresa em abraçar a diversidade em todas as suas formas.
A KLM tem um histórico de apoio à comunidade LGBTQIA+, patrocinando os Jogos Gays em Amsterdã em 1998 e sendo pioneira em publicidade em portais gays em 2004.
Em 2023, a empresa assinou um acordo de cooperação com a ONG Casarão Brasil, que apoia a comunidade LGBTQIA+, incluindo refugiados, com o apoio do Consulado Holandês em São Paulo.
A companhia aérea recentemente realizou uma ativação em São Paulo para celebrar a comunidade LGBTQIA+, criando um assento de avião colorido com as cores do arco-íris na Avenida Paulista.
O objetivo era incentivar o público a tirar fotos e vídeos para as redes sociais, com a chance de ganhar uma viagem para Amsterdã na próxima edição do Pride Amsterdam em agosto.
A ação gerou um impacto significativo, com 1 milhão de impressões, postagens nas redes sociais, visitas ao local da exposição, cobertura da imprensa e publicidade.
Sylvain Mathias, diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul, expressa o compromisso da empresa em promover a diversidade e a inclusão, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, pois acredita que todos devem ser tratados com respeito e dignidade.
Sobre a marca:
A KLM foi fundada em 7 de outubro de 1919 e é a companhia aérea mais antiga ainda operando com seu nome original. Junto com a AirFrance, forma o maior grupo de companhias aéreas da Europa.