
A AXIA Energia, maior empresa de energia renovável do hemisfério sul e líder em geração e transmissão de energia no Brasil, consolida-se com uma geração totalmente limpa e renovável. E celebra uma parceria importante com o Clube de Regatas do Flamengo, um dos maiores times do futebol brasileiro, para reforçar que a descarbonização não é apenas uma meta, mas uma realidade já em curso.
Responsável por 17% da capacidade de geração nacional, a companhia tem compromisso de zerar as emissões líquidas (net zero) até 2030 – meta validada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), entidade que dá o selo de maior prestígio para os planos de descarbonização das empresas.
A parceria com o Flamengo tem como objetivo neutralizar as emissões de CO₂ relacionadas ao consumo de eletricidade da sede do clube, na Gávea, no Rio de Janeiro, ao longo de 2024 até junho de 2025.
“Ela é um marco importante para chamar atenção para a promoção da transição energética no esporte brasileiro”, diz Camila Gualda, vice-presidente de governança e sustentabilidade da AXIA Energia. “A descarbonização é uma das ferramentas mais eficazes para mitigar os impactos ambientais da atividade humana. Na AXIA, trabalhamos para tornar essa transição acessível e justa, com soluções que unem inovação, responsabilidade e impacto real.”
O posicionamento da AXIA, que carrega em seu DNA mais de 60 anos de investimento em pesquisa e inovação como Eletrobras, é sustentado por uma estratégia sólida de descarbonização e transição energética. Ela inclui a expansão de seu portfólio em geração renovável e novos investimentos em inovação, além de ampliar o engajamento e apoio a descarbonização de sua cadeia de valor. Atualmente, a AXIA opera com 81 usinas, com destaque para suas 47 hidrelétricas, o principal foco e core da empresa, além de 33 eólicas e uma solar.
Descarbonização comprovada
Durante os 18 meses do projeto, foi neutralizado um volume de 5.502 megawatts-hora (MWh), o suficiente para abastecer cerca de 3.667 residências. Só em 2024, o Flamengo consumiu 3.730 megawatts-hora (MWh) de energia elétrica, o que equivale a 189 toneladas de CO₂. Isso corresponde a cerca de 1.090 viagens de carro entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Para neutralizar essas emissões, a AXIA Energia emitiu 5.502 Certificados de Energia Renovável (RECFY). Cada certificado RECFY corresponde a um MWh de eletricidade gerada de forma sustentável, garantindo a origem renovável da energia por meio da tokenização do atributo ambiental.
Para Antônio Araújo, diretor social do Flamengo, a parceria é um passo fundamental para reafirmar o cuidado do clube com a sustentabilidade e o futuro do esporte brasileiro. “Ela reforça nosso empenho em promover ações concretas para reduzir impactos ambientais e garantir um clube cada vez mais sustentável para as novas gerações.”
Criada em 2021, a plataforma RECFY foi validada nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISO 14.064-2:2007 pelo Bureau Veritas. Desde então, a AXIA Energia já emitiu cerca de 26 milhões de certificados RECFY, 8 milhões apenas em 2025 (até setembro).
O sucesso da plataforma comprova sua robustez e confiabilidade, e mostra o quanto ela está alinhada à crescente expansão da demanda por soluções de descarbonização.