Podcast da COP Bio: um plano para salvar a natureza

Podcast da COP Bio: um plano para salvar a natureza
A A
A A

Sobre o Apoio

A COP15 da Biodiversidade da ONU entra, nesta segunda-feira, na sua última semana. Negociadores de 196 países estão reunidos para criar o Marco Global da Biodiversidade. Trata-se de um conjunto de metas para reverter a perda de biodiversidade até 2030 e estabelecer um convívio mais harmonioso entre humanos e natureza até 2050. Esse não é um objetivo trivial.

O marco é frequentemente comparado ao Acordo de Paris, que foi um divisor de águas na cooperação internacional pela mitigação do aquecimento global.

Neste primeiro episódio do podcast especial da COP Bio, o editor do Reset Sérgio Teixeira Jr conversa com Melina Costa, do Economia do Futuro, sobre o que está sobre a mesa e os desafios para se chegar a um acordo.

Um ponto central nessas discussões é quem paga a conta para preservação da natureza. A maior parte da biodiversidade se concentra exatamente em países em desenvolvimento e com menos recursos disponíveis. O Brasil lidera um grupo de quase 70 nações que pedem US$ 100 bilhões ao ano para a biodiversidade até 2030.