Just Climate, gestora de Al Gore, amplia conselho para América Latina

A Just Climate anunciou a ampliação de seu conselho consultivo para a América Latina. A gestora é a empresa de investimentos focada em soluções climáticas da Generation Investment Management, fundada pelo ex-vice-presidente americano Al Gore e que se fundiu com a brasileira Good Karma Partners em maio passado.

O colegiado será presidido por Paula Kovarsky, que mais recentemente foi VP de sustentabilidade e estratégia da Raízen e hoje é co-presidente da SBCOP30, uma organização que reúne colaborações do setor privado para a conferência de Belém.

Britaldo Soares, ex-CEO da AES no Brasil, e Albano Vieira, que liderou a Votorantim Siderurgia e passou por várias das principais empresas do setor no país, também entram para o conselho consultivo como co-presidentes.

Eles se juntam a três nomes que já integravam o colegiado: Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores e ex-governador do Espírito Santo; Pedro Fernandes, diretor de agronegócio do Itaú BBA; e Marcos Jank, pesquisador especializado no agronegócio.

A Just Climate investe em tecnologias que tentam reduzir as emissões de setores de difícil descarbonização. Sob o novo nome, a antiga GK é responsável pela estratégia para toda a América Latina. Eduardo Mufarej, fundador da GK, assumiu a posição global de co-CIO (chief investment officer) na Just Climate.

A expectativa é que o IDB Invest, braço privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento, seja um dos investidores fundadores de um novo veículo. Será o terceiro da ex-GK Partners. O primeiro, GK I, captou cerca de R$ 40 milhões, e o GK II levantou R$ 500 milhões.

Além do foco em setores altamente poluentes, a Just Climate vai buscar negócios que viabilizem um uso mais sustentável da terra.