COP

Semanas do clima antecipam debates da COP30 em capitais brasileiras

São Paulo e Rio de Janeiro recebem em agosto diversos eventos para reunir dirigentes da conferência, empresas e sociedade civil

Semanas do clima antecipam debates da COP30 em capitais brasileiras

Antes da COP30 começar oficialmente em Belém, eventos reúnem empresas e representantes do poder público e da sociedade civil para discutir desafios e soluções para as mudanças do clima. É o caso da SP Climate Week e da Rio Climate Action Week, que serão realizadas em agosto. 

Dos dias 2 e 8, São Paulo recebe a segunda edição do SP Climate Week, com mais de 100 eventos, entre painéis, workshops, exposições, experiências imersivas, entre outras ações. O evento é correalizado por diversas organizações, com apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). As ações acontecem em grande parte no chamado distrito de inovação de São Paulo, na zona oeste da cidade. A programação está disponível no site oficial

Em evento paralelo, o Itaú e o Cubo promovem entre os dias 4 e 8 de agosto palestras sobre inovação, transição energética, bioeconomia e justiça climática. A liderança da COP30 confirmou presença, com o presidente André Correa do Lago e a CEO Ana Toni.  

Na semana seguinte, o Reset realiza também em São Paulo o “Reset ClimaCorp – Liderança empresarial na era da transição climática. O evento é exclusivo para convidados e vai reunir dirigentes da COP30, CEOs de grandes empresas e executivos da indústria e do setor financeiro para debater o papel do setor privado na descarbonização da economia.

Na sequência, o Rio de Janeiro também entra na rota dos eventos pré-COP. Entre os dias 23 e 29 de agosto, a cidade recebe a Rio Climate Action Week. O foco está na mobilização de agentes públicos, privados e da sociedade em torno de soluções urbanas sustentáveis e estratégias de mitigação das mudanças climáticas. 

Os eventos são inspirados nas semanas do clima realizadas em outras grandes cidades, como Nova York – que promove o evento entre os dias 21 a 28 de setembro –, e Londres, que sediou em junho. A ideia é engajar diferentes setores, desde instituições financeiras, filantropia, startups, até grupos culturais e esportivos, na construção de respostas à emergência climática. 

Serviço

Duas plataformas reúnem os principais eventos climáticos do ano. 

A plataforma COP30 Events foi lançada esta semana e divulga ações brasileiras e internacionais e permite o cadastro de novas iniciativas. O site é uma parceria entre as organizações Clarice, Converge Capital, Profile e World Climate Foundation, com apoio do Instituto Arapyaú, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Itaúsa.

A própria organização da COP30 também tem uma plataforma  para publicizar as atividades oficiais da UNFCCC e da Presidência da COP30 no site oficial da conferência, além de eventos promovidos por diferentes setores da sociedade.