Arcos Dorados combate desmatamento por meio da tecnologia

Com monitoramento via satélite e dados, operadora do McDonald’s é a única do setor com política para garantir que fornecedores operem com responsabilidade socioambiental

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Arcos Dorados combate desmatamento por meio da tecnologia
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A jornada que cada ingrediente percorre até chegar aos 1.150 restaurantes do McDonald’s no Brasil é bastante complexa. No caso da carne bovina, são milhares de fazendas envolvidas na produção do insumo. Com investimentos em tecnologia de ponta, como monitoramento via satélite, a Arcos Dorados, operadora da marca no Brasil e em outros 19 países da América Latina e Caribe, adota desde 2018 uma política pioneira que estabelece diretrizes de responsabilidade socioambiental em sua cadeia de fornecimento.

A Política de Compra de Carne Bovina Livre de Desmatamento (DFBPP) da empresa estabelece que 100% das fazendas fornecedoras sejam monitoradas em regiões prioritárias, como Brasil e Argentina, onde é possível realizar adaptações às condições locais e ao contexto operacional da região. No Brasil, o rastreamento é realizado com o apoio da empresa geoespacial Agrotools, que utiliza tecnologias avançadas para verificar dados e informações sobre as fazendas, os cruzando com os critérios de conformidade ambiental e social. Além disso, nos processos de elaboração e revisão da política, a Arcos Dorados conta com a assessoria técnica da Proforest, organização sem fins lucrativos.

“Nossa política prevê a proteção de terras indígenas e área de conservação”, diz Marie Tarrisse, Gerente de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados “Queremos que nosso cliente coma seu Big Mac com a certeza de que está consumindo ingredientes de alta qualidade, provenientes de regiões que prezam pelas boas práticas para o meio ambiente e com as condições de trabalho adequadas em toda a cadeia.”

Ao identificar qualquer indício de desmatamento ou outro fator que viole as diretrizes da política, a companhia suspende temporariamente o fornecedor, que é orientado a corrigir suas práticas e fazer readequações para ser reintegrado à cadeia. Em 2023, a empresa realizou 24 treinamentos entre Brasil e Argentina para fornecedores alinhamentos à sua política, abordando tópicos sociais e ambientais “Dessa maneira, ao invés de simplesmente excluir o produtor, educamos e incentivamos mais transformações no mercado”, afirma Marie.

No ano passado, as fazendas monitoradas atingiram 99,99% de conformidade com a política da companhia, em um território de 159 mil quilômetros quadrados — área equivalente a 28 vezes o tamanho de Brasília, com a abrangência de cerca de 4 milhões de cabeças de gado. “O grande desafio deste projeto é a dimensão da operação, que abrange milhões de hectares e envolve diversas etapas bastante complexas na cadeia de fornecimento. Ela só é possível com uso de tecnologia de ponta, processos eficientes, pessoas engajadas e inteligência territorial aplicada na prática pela Agrotools”, explica Breno Felix, Sócio Fundador e Diretor de Produto da Agrotools.

Desde o início da vigência de sua política e como líderes, a Arcos Dorados tem provocado inovações e avanços significativos no mercado e no setor. Além de zelar pela qualidade de sua própria cadeia de suprimentos, a companhia também é membro de organizações como Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável e Protocolo do Cerrado, com o objetivo de contribuir com parâmetros de sustentabilidade e influenciar a adesão coletiva de metas cada vez mais ousadas e desafiadoras.

Cuidado com todos os ingredientes

A promoção de uma cadeia sustentável de abastecimento faz parte da estratégia de ESG da Arcos Dorados, a Receita do Futuro. Cerca de 85% dos insumos utilizados na rede — frango, batata, pães, café, laticínios, vegetais, papel e embalagens —, são obtidos de produtores locais. Para garantir sua origem e qualidade, a empresa adota certificações e auditorias externas que atestam as melhores práticas agrícolas, ambientais, trabalhistas e de bem-estar animal.

Desde 2015, 100% do café utilizado pela empresa, por exemplo — brasileiro e do tipo arábica, de melhor qualidade — é certificado pela Rainforest Alliance, organização internacional que atua em mais de 70 países.

No caso das hortaliças, a rede só adquire produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P., que atesta o cumprimento de boas práticas na gestão da água e dos resíduos, por exemplo.

A empresa também monitora as condições de trabalho dos funcionários por meio da auditoria Grasp (sigla em inglês para Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais).

A fim de engajar o público neste seu avanço por mais sustentabilidade, a Arcos Dorados lançou recentemente a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”. Os três episódios, gravados em fazendas, campos e fábricas de fornecedores parceiros, revelam os bastidores do processo produtivo do café, da carne e da alface servidos diariamente para os mais de 2 milhões de clientes no Brasil.

“A transparência é um valor inegociável na Arcos Dorados e parte fundamental da nossa relação de confiança com os nossos clientes. Nos restaurantes todos podem visitar nossas cozinhas para acompanhar de perto como são preparados seus produtos preferidos. E agora, com a websérie, estamos abrindo também as portas dos nossos fornecedores para que todos conheçam também a origem dos ingredientes no campo” diz Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da divisão Brasil da Arcos Dorados. Os episódios podem ser conferidos na página da empresa no Youtube. Os resultados desta e de outras iniciativas ESG da Arcos Dorados são divulgados anualmente no Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2023

Sobre a marca:

Arcos Dorados é a operadora do McDonald's no Brasil e em outros 18 países da América Latina.


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