O almoço de domingo, um churrasco entre amigos ou um jantar romântico. É difícil que momentos marcantes da vida de todo brasileiro não tenham sido compartilhados na presença de algum produto da Ambev. Com seu portfólio extenso, presença em todo o território nacional — em mais de 1 milhão de pontos de venda — e em mais 14 países, a companhia é uma das maiores cervejarias do mundo.
Em 2024 a empresa comemora 25 anos e celebra a consolidação de uma evolução de cultura que começou há cerca de oito anos. Antes mais autocentrados, visão e princípios hoje estão focados na colaboração e na escuta ativa de todo o ecossistema.
Para planejar, promover e mensurar seu próprio crescimento, a Ambev entende o ambiente em que está inserida — fornecedores, colaboradores e consumidores. No crescimento compartilhado, todos se desenvolvem juntos.
A mudança começou com um olhar para dentro, quando a empresa percebeu que a condução dos negócios já era bem-sucedida, mas que era urgente ampliar o significado deste sucesso. Se antes os indicadores refletiam números de produção e de vendas, passaram a incluir outras métricas como nível de satisfação de clientes, fornecedores e funcionários e qualidade das relações com a comunidade.
“Saímos de uma empresa que sabia sobre tudo para uma empresa que aprende sobre tudo, que tem um olhar curioso com o mundo lá fora”, diz Carla Crippa, Vice-Presidente de Relações de Impacto e Relações Corporativas da Ambev.
Estar atenta à realidade das comunidades que a cercam promoveu uma imensa evolução. Durante a pandemia de covid-19, por exemplo, a empresa usou suas fábricas para produzir álcool em gel e distribuiu o produto para as secretarias de saúde.
A capacidade de atender rapidamente a uma demanda da sociedade em grande escala foi um marco para a companhia, que percebeu que estava sendo capaz de ouvir o entorno, reagir a ele e gerar impacto social positivo.
“A gente entende que como Ambev somos importantes, mas podemos ser muito mais importantes ajudando a liderar todo nosso ecossistema”, diz Felipe Baruque, Vice-Presidente de Suprimentos.
Conexões para reduzir emissões
Um dos braços da companhia para interação e crescimento sustentável e compartilhado é a aceleradora de startups 100+, que investe em empresas iniciantes que apresentem soluções em áreas como mudanças climáticas, embalagens circulares e gestão de água.
Uma delas é a climate tech Lemon Energy — que também é investida pelos fundos Kaszek, Canary, Big Bets, Capitale. A Lemon conecta geradores de energia limpa, principalmente a fotovoltaica, com pequenos negócios.
Uma ferramenta potente para amplificar sua clientela é o acesso ao BEES, uma plataforma que une empresas que fazem parte do ecossistema da Ambev. Assim, bares e restaurantes conseguem reduzir consumo e despesas com energia por meio de fontes que emitem menos gases causadores do efeito estufa.
A Ambev conta também com o programa Eclipse, voltado para iniciativas de redução de emissões e impacto ambiental por meio da conexão entre fornecedores da cadeia. “Um pode vender o subproduto da sua fábrica para que outro use como matéria-prima”, explica Baruque.
Essa conexão reduz o descarte e estimula a economia circular, sendo benéfico para os negócios, para o meio-ambiente e também para a cervejeira. O programa é importante para a Ambev reduzir emissões de sua cadeia de fornecedores, as de escopo 3.
Inclusão produtiva
Outra plataforma criada pela companhia para impactar a comunidade é o BORA Hub, de inclusão produtiva. Atualmente com mais de 40 projetos, ela oferece formação, bolsas de estudo, conteúdo informativo e capital semente para microempreendedores, além de fazer a ponte entre microempresários e outros negócios.
Desde 2022, a empresa já levou o BORA Hub a 500 mil pessoas, e gerou R$ 620 milhões de renda indireta. “Dados da consultoria Oppen Social mostram que quem segue os programas da plataforma têm chance 24% maior de aumentar a própria renda”, diz Crippa. A meta é seguir ampliando os serviços e conexões para incluir produtivamente 5 milhões de brasileiros, até 2032.
Uma das trilhas de conhecimento disponíveis na plataforma é voltada aos entregadores do Zé Delivery, aplicativo de entregas de bebidas da Ambev. Até agora, 2400 deles já foram impactados pelos programas de formação e conseguiram posições formais de trabalho, que vão desde cargos de supervisor de vendas até empregos na área de tecnologia da informação. Nesse recorte específico, a chance de aumento de renda é de 1,5 vez entre quem segue as trilhas de formação em comparação a quem não faz.
Todas as iniciativas fortalecem a cultura apoiada nos três pilares – colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo. E reafirmam o propósito da companhia: “sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar”. “Ele significa prosperidade”, diz Crippa. “Queremos ajudar o brasileiro a prosperar e a querer estar junto com os amigos para celebrar.”
Sobre a marca:
A Ambev é a uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo e a maior cervejaria da América Latina em volume de vendas.